FORMAS DE EDUCAR PRODUZIDAS NAS RELAÇÕES DE SABER-PODER: OS DISCURSOS DA SAÚDE NAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p4-25

Palavras-chave:

biopoder, discurso, governamento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os discursos sobre saúde presentes em 101 exemplares das Revistas Veja e Carta Capital. Fundamentadas na perspectiva foucaultiana, usamos o biopoder para mostrar as condições de possibilidade que permitem a prática de estratégias de governamento. Na análise, a categoria do saber demonstra como as matérias se usam do saber estatístico e produzem um status de verdade às informações fornecidas, produzindo sujeitos que se curvam a tais verdades. Além disso, existe uma importante relação com o poder, onde um discurso se torna legítimo através da tomada de decisão para uma vida saudável. Conferimos que há uma produção e validação da verdade através do uso da estatística e do estímulo à ação sobre a própria vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Duarte Freitas, IFRS - Campus Uruguaiana

Mestra em Educação Física (UFPel)

Doutoranda em Educação (UFRGS)

Vanessa Marocco, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS)

Kamila Lockmann, FURG

Doutora em Educação

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

FREITAS, Débora Duarte; MAROCCO, Vanessa; LOCKMANN, Kamila. FORMAS DE EDUCAR PRODUZIDAS NAS RELAÇÕES DE SABER-PODER: OS DISCURSOS DA SAÚDE NAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 4–25, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p4-25. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7365. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos