O FAZER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA APROXIMAÇÃO NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Daniana de Costa Escola Básica Municipal Irmã Cecília São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0002-8523-6156
  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1208-1226

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Modelagem Matemática. Práticas pedagógicas. Situação de aprendizagem.

Resumo

A aprendizagem de conceitos científicos não ocorre de modo espontâneo. Cabe à escola organizar momentos nos quais os estudantes sejam colocados em situações de aprendizagem para manejar tais conceitos. O artigo tem por objetivo apresentar e discutir a hipótese de que a modelagem matemática se constitui como uma estratégia adequada para colocar o estudante em atividade. Mais especificamente, propõe-se que a modelagem matemática pode promover a atividade do estudante, levando ao desenvolvimento de processos psicológicos dirigidos à criação de sentidos e à motivação para a aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Para apoiar a argumentação, é relatada uma pesquisa em que essa estratégia foi utilizada com estudantes do 9º ano de uma escola de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniana de Costa, Escola Básica Municipal Irmã Cecília São Lourenço do Oeste, Santa Catarina.

Professora de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 

Licenciada em Matemática pela UTFPR.

Especialista em Educação Matemática: dimensões teórico-metodológicas pela UEPG.

Mestre em Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento) pela UTFPR.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professor de psicologia da Utfpr e do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Utfpr (Linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento).

Doutor em Educação pela USP. Pós Doutor em Educação pela UFPR. Pós Doutor em Psicologia Ambiental pela Universidade de Évora. 

 

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

COSTA, Daniana de; TEIXEIRA, Edival Sebastião. O FAZER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA APROXIMAÇÃO NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1208–1226, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p1208-1226. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7323. Acesso em: 22 dez. 2024.