O FAZER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA APROXIMAÇÃO NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1208-1226Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem. Modelagem Matemática. Práticas pedagógicas. Situação de aprendizagem.Resumo
A aprendizagem de conceitos científicos não ocorre de modo espontâneo. Cabe à escola organizar momentos nos quais os estudantes sejam colocados em situações de aprendizagem para manejar tais conceitos. O artigo tem por objetivo apresentar e discutir a hipótese de que a modelagem matemática se constitui como uma estratégia adequada para colocar o estudante em atividade. Mais especificamente, propõe-se que a modelagem matemática pode promover a atividade do estudante, levando ao desenvolvimento de processos psicológicos dirigidos à criação de sentidos e à motivação para a aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Para apoiar a argumentação, é relatada uma pesquisa em que essa estratégia foi utilizada com estudantes do 9º ano de uma escola de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.