AS PESQUISAS SOBRE O PIBID COMO FOCO DE ANÁLISE: AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS UTILIZADAS.

Autores

  • Camila Santos Cornelo Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1186-1207

Palavras-chave:

Enfoque das Epistemologias das políticas Educativas, Metapesquisa, PIBID, Referencial teórico-metodológico.

Resumo

O objetivo central deste estudo foi investigar como as pesquisas que discutem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID estão utilizando os referenciais teórico-metodológicos. Buscamos apresentar uma breve contextualização sobre a pesquisa em educação no Brasil, os pressupostos conceituais do Enfoque das Epistemologias da Política Educacaional – EEPE (Tello, 2012), e a proposta de Metapesquisa (Mainardes, 2013), a qual nos amparou teórica e metodologicamente para realizar tal investigação. A pesquisa foi realizada a partir de dissertações de mestrado de sete universidades públicas do Paraná, que tratavam diretamente sobre o PIBID, entre os anos de 2015-2016. A partir de um posicionamento crítico-analítico, consideramos que os trabalhos analisados apresentaram pouca explicitação dos referenciais teóricos e metodológicos.

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Biografia do Autor

Camila Santos Cornelo, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Formação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. Mestranda em Educação, na linha de Políticas Educacionais, História e Organização da Educação, pela mesma universidade. 

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR),  professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). 

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). 

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

CORNELO, Camila Santos; LIMA, Michelle Fernandes; SCHNECKENBERG, Marisa. AS PESQUISAS SOBRE O PIBID COMO FOCO DE ANÁLISE: AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS UTILIZADAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1186–1207, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p1186-1207. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7320. Acesso em: 25 nov. 2024.