AS TENSÕES NORMATIVAS DA MODERNIDADE

Autores

  • François De Singly Faculté des Sciences Humaines et Sociales de la Sorbonne. Centre de Recherches sur les Liens Sociaux (CNRS-Paris V) Centre universitaire des Saints-Pères 45, rue des Saints-Pères, 75006 Paris.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p428-458

Palavras-chave:

normatividades, modernidade, educação, individualização

Resumo

A partir de uma análise das relações familiares a modernidade é interrogada, aqui, em seu conjunto. As tensões e as incertezas das relações educativas atuais podem ser vinculadas às intromissões instáveis de dois registros modernos: um, trata-se da regra imperativa, típica da pré-modernidade, e, outro, da regra negociada e contextualizada, indispensável à individualização. O dilema normativo, hoje, encara assim ambas as regras, a imperativa e a cooperativa. Se a desvalorização da norma imperativa permanece evidente, por outro lado, não consiste em solução desvalorizar também a norma relacional, representando-a como algo que engendra todos os males. Deve-se recusar este falso dilema entre a norma moral ou a norma psicológica, entre o imperativo ou o individualismo, e aprender a manter ambos como partes da regulação das condutas e das relações.

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Biografia do Autor

François De Singly, Faculté des Sciences Humaines et Sociales de la Sorbonne. Centre de Recherches sur les Liens Sociaux (CNRS-Paris V) Centre universitaire des Saints-Pères 45, rue des Saints-Pères, 75006 Paris.

François de Singly é sociólogo francês, professor na Universidade Paris Descartes, especialzado no domínio da sociologia da família, da infância e da adolescência. 

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

DE SINGLY, François. AS TENSÕES NORMATIVAS DA MODERNIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 428–458, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p428-458. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7074. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tradução