PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PELA PESQUISA

Autores

  • Cristiane de Almeida Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ Doutoranda em Educação
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui). Docente pesquisadora do PPG- Educação em Ciências-UNIJUÍ e atualmente coordenadora deste PPG.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p636-660

Palavras-chave:

Seminário Integrado, Pesquisa, Docentes da Educação Básica.

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de Mestrado e tem como objetivo discutir as percepções de docentes de educação básica sobre a introdução do Ensino Médio Politécnico (EMP) em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS), bem como suas dificuldades/desafios para articular os conteúdos disciplinares com as pesquisas dos estudantes realizadas no Seminário Integrado (SI). A proposta visou qualificar o ensino por meio de processos de formação pela pesquisa, com a integração das áreas do conhecimento e o mundo do trabalho. Os dados foram obtidos por meio de diálogos e questionário respondido pelos docentes; estes compartilharam seus limites e desafios enfrentados para articular a pesquisa com suas práticas pedagógicas e discutiram alternativas para viabilizar a proposta a partir da formação continuada no coletivo na escola.          

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ Doutoranda em Educação

Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (2005). Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí (2014). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

 

 

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui). Docente pesquisadora do PPG- Educação em Ciências-UNIJUÍ e atualmente coordenadora deste PPG.

Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul . É mestre em Ciências Biológicas - Bioquimica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS(2011). É professora alocada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com atuação nas disciplinas de Bioquímica e Estágio Currícular Supervisonado na área de Ciências da Natureza. A linha de pesquisa focaliza a formação docente por meio da produção e desenvolvimento de uma organização curricular denominada Situação de Estudo. Docente pesquisadora do PPG- Educação em Ciências-UNIJUÍ e atualmente coordenadora deste PPG.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

DE ALMEIDA, Cristiane; DE OLIVEIRA BOFF, Eva Teresinha. PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PELA PESQUISA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 637–661, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p636-660. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6616. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos