PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PELA PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p636-660Palavras-chave:
Seminário Integrado, Pesquisa, Docentes da Educação Básica.Resumo
Este artigo é um recorte de pesquisa de Mestrado e tem como objetivo discutir as percepções de docentes de educação básica sobre a introdução do Ensino Médio Politécnico (EMP) em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS), bem como suas dificuldades/desafios para articular os conteúdos disciplinares com as pesquisas dos estudantes realizadas no Seminário Integrado (SI). A proposta visou qualificar o ensino por meio de processos de formação pela pesquisa, com a integração das áreas do conhecimento e o mundo do trabalho. Os dados foram obtidos por meio de diálogos e questionário respondido pelos docentes; estes compartilharam seus limites e desafios enfrentados para articular a pesquisa com suas práticas pedagógicas e discutiram alternativas para viabilizar a proposta a partir da formação continuada no coletivo na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.