OUTROS DIÁLOGOS ENTRE PROFESSOR E ALUNO: A REINVENÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA

Autores

  • Maurício Ramos Lindemeyer Secretaria de Estado de Educação - SEDUC - PA
  • Vânia Maria Torres Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FACOM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p619-635

Palavras-chave:

Belém.Indígena. Leitura. Livro Didático. Pesquisa-Ação

Resumo

Este artigo propõe novos modos de leitura do livro didático a partir da análise de produções discursivas sobre o indígena brasileiro. Tendo como objeto o livro ‘Diálogos’, utilizado nas escolas públicas de Belém-PA, pretende-se apresentar o resultado de novos modos de interação com o livro a partir da pesquisa-ação, proposta por Michel Thiollent, na qual aluno e professor tornam-se protagonistas de outras possíveis leituras do indígena, transgredindo poderes e saberes históricos e culturalmente reconhecidos nos textos oficiais. A análise do discurso, proposta por Michel Foucault, norteia esse trabalho para entender os textos do livro didático e os depoimentos dos alunos, assim como Paulo Freire aponta os caminhos para pensar interação e comunicação em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Ramos Lindemeyer, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC - PA

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá (2007) , especialização em Pós-Graduação Língua Portuguesa Análise Literária pela Universidade da Amazônia (2011) e mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2015) . Atualmente é Professor do E.E.E.F. Santo Afonso e Professor da EEEFM Antônio Moreira Junior. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa.

Vânia Maria Torres Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO - FACOM

Jornalista, Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA). Professora adjunta da Universidade Federal do Pará, com atuação na Faculdade de Comunicação.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

LINDEMEYER, Maurício Ramos; COSTA, Vânia Maria Torres. OUTROS DIÁLOGOS ENTRE PROFESSOR E ALUNO: A REINVENÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 620–636, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p619-635. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6614. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos