A DIMENSÃO POLÍTICA DA LEITURA LITERÁRIA E A POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM WALTER BENJAMIN

Autores

  • Priscila Monteiro Chaves Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas
  • João Luis Pereira Ourique Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p598-618

Palavras-chave:

Walter Benjamin, experiência, formação, Ensino de Literatura.

Resumo

Sob a perspectiva de Benjamin, a pesquisa teórico-bibliográfica apresentada objetiva apontar perspectivas e pressupostos culturais para Ensino de Literatura e problematizar o conceito de experiência abordado por esse autor, recorrendo a raízes epistemológicas que o conceito traz para contribuir com a discussão acerca da formação do leitor literário na contemporaneidade. Motiva-se também pela noção de sobrevivência, proposta por Didi-Huberman, enquanto condições antropológicas de resistência ao poder centralizado do fascismo, tomado esse como cerceamento do livre pensar e agir. Como resultado, concluiu-se a possíbilidade de responder a essa demanda por meio do encontro e do confronto de consciências, provocados pelo saber da experiência estética, que problematizam formas de pensamento, de conhecimento do mundo psíquico e social dos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Monteiro Chaves, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras Português-Francês e respectivas Literaturas pela mesma Instituição. 

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). 

João Luis Pereira Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1998), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

CHAVES, Priscila Monteiro; GHIGGI, Gomercindo; OURIQUE, João Luis Pereira. A DIMENSÃO POLÍTICA DA LEITURA LITERÁRIA E A POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM WALTER BENJAMIN. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 599–619, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p598-618. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6400. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos