DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS DO CAMPO: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p575-597Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Educação do Campo, Formação de Professores/as do CampoResumo
Este estudo nasce de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem como objetivo central apresentar reflexões sobre o desenvolvimento profissional de professores/as que atuam na Educação do Campo. Como principal técnica de coleta de informações, utilizamos depoimentos escritos de formandos/as do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Consideramos que o desenvolvimento profissional docente agrega o desenvolvimento pessoal, profissional e social do/a professor/a, efetivando-se em ambientes concretos de formação. Do mesmo modo, acreditamos que por intermédio do seu desenvolvimento profissional, o/a docente produz sua vida, sua profissão e seu lócus de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.