DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS DO CAMPO: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p575-597

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Educação do Campo, Formação de Professores/as do Campo

Resumo

Este estudo nasce de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem como objetivo central apresentar reflexões sobre o desenvolvimento profissional de professores/as que atuam na Educação do Campo. Como principal técnica de coleta de informações, utilizamos depoimentos escritos de formandos/as do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Consideramos que o desenvolvimento profissional docente agrega o desenvolvimento pessoal, profissional e social do/a professor/a, efetivando-se em ambientes concretos de formação. Do mesmo modo, acreditamos que por intermédio do seu desenvolvimento profissional, o/a docente produz sua vida, sua profissão e seu lócus de trabalho.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação.

Giovana Carla Cardoso Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Doutora em Educação. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS DO CAMPO: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 575–598, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p575-597. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6398. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos