APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLAS E RESILIÊNCIAS TRANS/FORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p548-574

Palavras-chave:

Estudantes trans, resiliências, vulnerabilidades

Resumo

Problematizamos a partir da pesquisa exploratória com recurso da revisão de sistemática de literatura as relações entre as identidades de gêneros de estudantes trans nas escolas com o enfoque das perspectivas que analisam a resiliência em ambiente escolar. Dialogamos sobre três pontos importantes: os conceitos de resiliência, a escola enquanto produtora de resiliência e, por fim, estas duas questões relacionadas com as meninas transgêneros. Exploramos, por meio da vulnerabilidade vista pelo enfoque individual, social e programático, relevantes fatores que representariam condições significativas de produzir rupturas com as intolerâncias vividas por estudantes trans nas escolas. Por fim, a escola pode ensinar resiliência para tornar-se um ambiente mais acolhedor e menos estressor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylan Gustavo Ladeia dos Santos, Faculdades Integradas de Três Lagoas

Especialista em Neuropedagogia pela UNIJALES. Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) e Especialista de Esporte e Lazer pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS.

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS (AEMS) e Coordenador do CRAS pela Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós Doutora e Doutora e Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Nucleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

SANTOS, Taylan Gustavo Ladeia dos; SILVA, Fernando Guimarães Oliveira da; MAIO, Eliane Rose. APROXIMAÇÕES ENTRE ESCOLAS E RESILIÊNCIAS TRANS/FORMATIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 548–574, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p548-574. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6397. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos