SAÚDE ESCOLAR NO PARANÁ EM DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS: NO COMEÇO DO SÉCULO XX E NO SÉCULO XXI

Autores

  • Valquiria Elita Renk Pontifícia Universidade católica do Paraná- PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p661-681

Palavras-chave:

Educação, Saúde Escolar, Programa Saúde Escolar

Resumo

O texto é um estudo comparativo de duas políticas de saúde escolar, no Paraná: uma nos anos de 1920 e outra do início do século XXI.  A abordagem histórica apresenta como corpus documental os Relatórios de Governo, a revista O Ensino, da década de 1920, a legislação e os resultados do Programa de Saúde Escolar, implementado em 2007. Estas fontes presentam a posição oficial das políticas voltadas à prevenção, promoção e educação em saúde no espaço escolar. A análise tem como referência os estudos culturais de Foucault. Os resultados mostram que são políticas que incorporaram a saúde como um componente curricular, voltadas à mudança de condutas sociais e formação de hábitos saudáveis.

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Biografia do Autor

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade católica do Paraná- PUCPR

Mestre e Doutora em Educação

Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Bioética e Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR

Lider do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação

Membro da Sociedade Brasileira de Bioética e Sociedade Brasileira de História da educação

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

RENK, Valquiria Elita. SAÚDE ESCOLAR NO PARANÁ EM DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS: NO COMEÇO DO SÉCULO XX E NO SÉCULO XXI. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 662–682, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p661-681. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6352. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos