SAÚDE ESCOLAR NO PARANÁ EM DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS: NO COMEÇO DO SÉCULO XX E NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p661-681Palavras-chave:
Educação, Saúde Escolar, Programa Saúde EscolarResumo
O texto é um estudo comparativo de duas políticas de saúde escolar, no Paraná: uma nos anos de 1920 e outra do início do século XXI. A abordagem histórica apresenta como corpus documental os Relatórios de Governo, a revista O Ensino, da década de 1920, a legislação e os resultados do Programa de Saúde Escolar, implementado em 2007. Estas fontes presentam a posição oficial das políticas voltadas à prevenção, promoção e educação em saúde no espaço escolar. A análise tem como referência os estudos culturais de Foucault. Os resultados mostram que são políticas que incorporaram a saúde como um componente curricular, voltadas à mudança de condutas sociais e formação de hábitos saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.