Desafios no atendimento das metas do Plano Nacional de Educação pelo segmento público: elevação das taxas de matrícula na educação superior

Autores

  • Ralf Hermes Siebiger Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p503-524

Palavras-chave:

educação superior, taxas de matrícula, plano nacional de educação, políticas públicas de educação

Resumo

Esse texto apresenta uma projeção estimativa bem como uma reflexão sobre as possibilidades de atendimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei 13.005/2014) em relação à elevação das taxas de matrícula na educação superior. Baseou-se em pesquisa documental por meio de levantamento de dados junto às sinopses estatísticas do Inep, estimativas populacionais da PNAD e projeções do IBGE, cotejando-as com as metas do atual PNE, traduzidas em números. Como resultados preliminares, evidencia-se o desafio de se alcançar as metas estabelecidas no PNE até 2024 - ano final da vigência do Plano – considerando que a lei estabelece que 40% das novas matrículas devam ser realizadas no segmento público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ralf Hermes Siebiger, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na área de Políticas e Gestão da Educação, especialista em Políticas Públicas e Planejamento Educacional pela Universidade Gama Filho (UGF), graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/Ufrgs) na área de políticas de educação superior. Professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na área de Metodologia Científica. E-mail: ralf@unemat.br.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

SIEBIGER, Ralf Hermes. Desafios no atendimento das metas do Plano Nacional de Educação pelo segmento público: elevação das taxas de matrícula na educação superior. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 503–524, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p503-524. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6333. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos