A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL E NA ARGENTINA

Autores

  • Francine Cordeiro Bobato Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Paloma Domingues Ferreira Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p487-502

Palavras-chave:

Brasil e Argentina, Formação inicial docente, Pesquisa.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma investigação que analisou o lugar da pesquisa na formação inicial docente para atuação nos primeiros anos no Brasil e na Argentina. Assim, na intenção de compreender, verificar e interpretar, na perspectiva comparada, como esses países articulam a pesquisa no processo de formação de professores, o estudo de cunho bibliográfico fez uso dos caminhos metodológicos da Educação Comparada. A pesquisa revelou a partir do escopo legislacional, que ambos os países explicitam recomendações e indicativos a respeito da importância e necessidade da pesquisa na formação docente. Contudo, a realidade dos espaços formativos nos países em tela apresenta, no contexto da prática, diferentes entendimentos, bem como distintas possibilidades da pesquisa no processo formativo incluindo até mesmo sua ausência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cordeiro Bobato, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação na área de políticas educacionais, graduada em Pedagogia. Professora do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus de Irati/PR.

Paloma Domingues Ferreira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda do 4º ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus de Irati/PR. Aluna bolsista da Capes pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

CORDEIRO BOBATO, Francine; DOMINGUES FERREIRA, Paloma. A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL E NA ARGENTINA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 487–502, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p487-502. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6316. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos