A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL E NA ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p487-502Palavras-chave:
Brasil e Argentina, Formação inicial docente, Pesquisa.Resumo
O presente trabalho é resultado de uma investigação que analisou o lugar da pesquisa na formação inicial docente para atuação nos primeiros anos no Brasil e na Argentina. Assim, na intenção de compreender, verificar e interpretar, na perspectiva comparada, como esses países articulam a pesquisa no processo de formação de professores, o estudo de cunho bibliográfico fez uso dos caminhos metodológicos da Educação Comparada. A pesquisa revelou a partir do escopo legislacional, que ambos os países explicitam recomendações e indicativos a respeito da importância e necessidade da pesquisa na formação docente. Contudo, a realidade dos espaços formativos nos países em tela apresenta, no contexto da prática, diferentes entendimentos, bem como distintas possibilidades da pesquisa no processo formativo incluindo até mesmo sua ausência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.