IMAGINAÇÃO, RECONHECIMENTO DE SI E O FAZER HUMANO: CONDIÇÕES PARA AGIR NA SOCIEDADE

Autores

  • Kareenn Cristina Zanela Diener UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC
  • Ana Maria Netto Machado Université International Terre Citoyenne
  • Vanice dos Santos UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p462-486

Palavras-chave:

Criatividade, Fenomenologia hermenêutica, Imaginação, Reconhecimento.

Resumo

Este artigo traz resultados parciais de pesquisa concluída. A pesquisa abordou a articulação entre os conceitos de imaginação, criatividade e reconhecimento para compreender e promover a condição autodidata, considerada dimensão relevante na formação. Teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a construção e a promoção do autodidata. Este trabalho reflete sobre os diferentes processos envolvidos, pontos de articulação ou elos que ligam o conhecimento de si mesmo ao fazer humano, ao ser capaz de agir na sociedade. Caracterizou-se como pesquisa bibliográfica perpassada pelo método fenomenológico hermenêutico, com ênfase em Paul Ricoeur. Resultados indicaram que imaginação/criatividade e reconhecimento, contribuem para o autorreconhecimento de si e de ser capaz de ação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kareenn Cristina Zanela Diener, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (1997). Pós graduação em Arte Educação, pela FURB. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2015). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas. Docente na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), nos cursos de Design, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo, ministrando as disciplinas de História da Arte, História da Arquitetura, História do Design e Teoria e Estética.

Ana Maria Netto Machado, Université International Terre Citoyenne

Graduada em Psicologia e Mestre em Educação (UFRGS, 1978 e 1989), é doutora em Ciências da Linguagem (Université Paris X, Nanterre, 1996) e em Educação (revalidação, UFRGS, 2004). Entre 03/2004 e 08/2017 atuou na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), onde foi responsável pelo projeto do seu primeiro mestrado, na área de Educação, curso desde sua criação (2005) até a sua recomendação pela CAPES (2008). Sua carreira acadêmica começa no final do doutorado (1995); anteriormente, praticava a clínica psicanalítica até que a experiência deu lugar à construção de um novo campo de pesquisas e práticas, centrado na escrita, autoria e orientação de teses e dissertações.  A partir de 1995 atuou, sucessivamente em diversos PPGEs do interior dos Estados do RS, PR e SC, interessando-se pelo processo de interiorização da pós-graduação e os modelos de universidade, a formação de pesquisadores nesses contextos e a qualificação da produção de conhecimentos. Publicou também sobre produtivismo acadêmico, protagonismo de egressos da Pós-graduação, modelos de universidade e relação universidade e sociedade. Em 2014 integrou o Comité Promotor da UiTC - Université International Tere Citoyenne - pólo UiTC/Brasil. A UiTC e visa o desenvolvimento de alternativas mundiais de cooperação entre intelectuais, pesquisadores e as lideranças de organizações e movimentos sociais dos quatro continentes. De 2009 a 2012 integrou a REDE UNIVERSITAS. Foi avaliadora ad hoc do GT 11 (Políticas de Educação Superior) da ANPEd (2011-2012). Além dessas atividades é tradutora (espanhol e francês) e pratica a fotografia. Fase final de Pòs-doutoramento na UFRGS 09/2017.

Vanice dos Santos, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

Doutora em Educação pela UFRGS; Mestre e Licenciada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).  Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (NESEF - Regional Planalto Catarinense) cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

DIENER, Kareenn Cristina Zanela; MACHADO, Ana Maria Netto; SANTOS, Vanice dos. IMAGINAÇÃO, RECONHECIMENTO DE SI E O FAZER HUMANO: CONDIÇÕES PARA AGIR NA SOCIEDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 462–486, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p462-486. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6301. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos