PEDAGOGIA DO AFETO E A BANALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA DE AUTOAJUDA NOS PROCESSOS FORMATIVOS

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Filosofia. http://orcid.org/0000-0002-9187-7283
  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p394-411

Palavras-chave:

Formação continuada. Pedagogia do Afeto. Literatura de autoajuda.

Resumo

Este ensaio tem por escopo analisar a banalização dos processos de formação continuada de professores a partir da pedagogia do afeto. Entendemos que essa perspectiva de formação pedagógico materializa-se, sobretudo, a partir do consumo da literatura de autoajuda para professores. Para dar conta do objetivo proposto, realizamos um estudo bibliográfico de ordem analítica, ancorado em obras de três autores campeões de vendas desse tipo de literatura.  No decorrer do ensaio, amparados no referencial teórico, indicamos as razões pelas quais a pedagogia do afeto mostra-se insuficiente para dar conta dos problemas educacionais, sobretudo dos que tangenciam sobre a prática pedagógica do professor. Acreditamos que as reflexões deste ensaio possam contribuir para vislumbrar outros horizontes formativos.

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Filosofia.

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências sociais(1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia, docência na educação superior e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais, ética,tendências e modelos de gestão na educação superior. Coordena o projeto " Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário". É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (Pucrs) todos cadastrados no CNPq. No momento está orientando 3 doutorandos, 5 mestrandos e 8 bolsistas de iniciação científica. É também avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010. E-mail: altairfavero@gmail.com

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pela UPF, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciado em Letras pela UPF. Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Professor do Curso de Pedagogia da FABE na cidade de Marau/RS. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios.  E-mail: evandroconsalter@gmail.com

 

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro. PEDAGOGIA DO AFETO E A BANALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA DE AUTOAJUDA NOS PROCESSOS FORMATIVOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 394–411, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p394-411. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6292. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos