PARCERIA DOCENTE E DISCENTE PARA O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p374-393

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Curso de Administração.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a experiência interdisciplinar empreendida pelos docentes e discentes do curso de Administração da UNESP/Tupã, por meio do Trabalho Interdisciplinar Orientado (TIO). Para tanto, buscou compreender o processo de construção do TIO; as motivações e desmotivações para o trabalho interdisciplinar e os resultados obtidos por meio deste. Optou-se por uma abordagem qualitativa, delimitando como método a pesquisa-participante, pois os pesquisadores também são atores do processo. Utilizou-se a pesquisa documental e a aplicação de questionário para docentes e discentes do curso. Notou-se que o TIO promove momentos de reflexão, vinculados à prática social, principalmente por ser um exercício que integra as diferentes áreas do saber em situações problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Hengler Corrêa Bernardo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Tupã

Professora Assistente Doutora - Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Tupã. Doutora em Educação pela UFMS; mestre em Comunicação Midiática pela UNESP de Bauru e Jornalista pela PUCCAMP. Vinculada ao Curso de Graduação em Administração e Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento.

Angélica Góis Morales, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Tupã

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente, é professora assistente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), do Câmpus de Tupã, SP no curso de Administração e no Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento. Atuou como docente adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em disciplinas de ensino em ciências e metodologia da pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, meio ambiente, sensibilização por meio de metodologias alternativas e formação de professores e de profissionais educadores ambientais. Também tem atuação na área de metodologia científica e como orientadora e co-orientadora de trabalhos científicos. É moderadora da Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP), membro da Rede de Educação Ambiental do Brasil (REBEA) e da Rede de Educação Ambiental do Paraná. Atualmente, é membro do Conselho Pleno do Centro de Estudos de Práticas Pedagógicas (CENEPP/UNESP) e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA).

Letícia Flore Junqueira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Tupã

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Tupã-SP. Desenvolveu Iniciação Científica voluntária pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e monitoria voluntária das matérias Trabalho Interdisciplinar Orientado I e Estatística I. Foi contemplada com um intercâmbio de 10 meses na Universidade de Ljubljana, Eslovênia, oferecido pelo programa Sud-UE, Erasmus Mundus, finalizando em Julho de 2015.

Vanessa Prezotto Ximenes Satolo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Tupã

Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento, dentro da linha de pesquisa Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pedagoga, Psicopedagoga e especializada em Neuropsicologia. Atuou como professora alfabetizadora na Ed. Infantil e Séries Iniciais. Tem experiência na Coordenação Pedagógica e na Psicopedagogia clínica. Diretora da EEI Esperança - Tupã/SP

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

BERNARDO, Cristiane Hengler Corrêa; MORALES, Angélica Góis; JUNQUEIRA, Letícia Flore; SATOLO, Vanessa Prezotto Ximenes. PARCERIA DOCENTE E DISCENTE PARA O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 374–393, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p374-393. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6290. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos