O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO FRENTE ÀS DEMANDAS E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES

Autores

  • João Alberto Steffen Munsberg UNILASALLE - Canoas - RS
  • Gilberto Ferreira da Silva UNILASALLE - Canoas - RS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p347-373

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Educação básica. Ensino Médio Politécnico. Formação humana integrada. Protagonismo juvenil. Seminário Integrado.

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção de estudantes de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sobre o atendimento de suas demandas pelo Ensino Médio Politécnico (EMP). A pesquisa abrangeu 30 escolas, uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com 658 respondentes. No percurso metodológico utilizou-se a técnica de análise temática de Gibbs (2009), combinada com procedimentos de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados da pesquisa, constatou-se que os estudantes consideram o estudo e a escola importantes para sua formação, mas há um grande distanciamento entre a proposta oficial e sua implementação na realidade escolar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Alberto Steffen Munsberg, UNILASALLE - Canoas - RS

Doutorando em Educação - UNILASALLE

Mestre em Educação - UNILASALLE

Especialista em Metodologia do Ensino Superiro - UNISINOS

Licenciado em Geografia - UNISINOS

Licenciado em Estudos Sociais - UNISINOS

Licenciado em Ensino Evangélico - CSET

Membro do Grupo de Pesquisa em Educaçao Intercultural - PPGEdu - UNILASALLE  

Gilberto Ferreira da Silva, UNILASALLE - Canoas - RS

Pós-Doutorado em Educação - Barcelona

Doutorado em Educação - UFRGS

Mestrado em Educação - UFRGS

Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural - UNILASALLE

Pesquisador e Bolsista Produtividade do CNPq

Docente do PPGEdu - UNILASALLE

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

MUNSBERG, João Alberto Steffen; SILVA, Gilberto Ferreira da. O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO FRENTE ÀS DEMANDAS E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 348–373, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p347-373. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6286. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos