CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR E ESCRITOR

Autores

  • Dienifer Zaider Penteado Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR
  • Ângela Helena Bona Josefi Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR http://orcid.org/0000-0002-8669-7229

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p319-347

Palavras-chave:

Alfabetização, linguagem escrita, saberes docentes, prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as práticas de ensino desenvolvidas no processo de alfabetização e sua influência na formação de escritores e leitores. Observou-se a relação entre o que se propõe na sala de aula e como se expressam as concepções de ensino e aprendizagem no discurso dos professores. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa interpretativa, e realizada em uma escola municipal de Guarapuava-PR, mediante  entrevistas e observações de aulas, por um ano, envolvendo professoras do 1º ano do ensino fundamental. Constatou-se uma distorção entre a concepção interacionista, dos discursos das professoras, e a sua prática mecanicista, que prejudica a formação do usuário da lingagem escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dienifer Zaider Penteado, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR

 

Ângela Helena Bona Josefi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR

Professora do Departamento de Pedagogia - DEPED, do Setor de Humanas, Letras e Artes - SEHLA, da UNICENTRO-PR.

Mestre em Linguística Aplicada (UEM); especialista em Psicopedagogia (UFRJ); graduada em Pedagogia (UNICENTRO).

Coordenadora do Programa de Extensão Formação continuada de professores alfabetizadores; coordenadora de área do PIBID/UNICENTRO/CAPES/DEB/MEC

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

ZAIDER PENTEADO, Dienifer; BONA JOSEFI, Ângela Helena. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR E ESCRITOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 319–347, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p319-347. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6278. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos