IMAGINAÇÃO, RECONHECIMENTO DE SI E O FAZER HUMANO: CONDIÇÕES PARA AGIR NA SOCIEDADE sociedade

Autores

  • Kareenn Cristina Zanela Diener UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
  • Ana Maria Netto Machado UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE; UNIPLAC http://orcid.org/0000-0003-3100-3354
  • Vanice dos Santos UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE (UNIPLAC). Programa de Pós-graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n3p462-486

Palavras-chave:

Criatividade. Fenomenologia hermenêutica. Imaginação. Reconhecimento.

Resumo

Este artigo traz resultados parciais de pesquisa concluída. A pesquisa abordou a articulação entre os conceitos de imaginação, criatividade e reconhecimento para compreender e promover a condição autodidata, considerada dimensão relevante na formação. Teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a construção e a promoção do autodidata. Este trabalho reflete sobre os diferentes processos envolvidos, pontos de articulação ou elos que ligam o conhecimento de si mesmo ao fazer humano, ao ser capaz de agir na sociedade. Caracterizou-se como pesquisa bibliográfica perpassada pelo método fenomenológico hermenêutico, com ênfase em Paul Ricoeur. Resultados indicaram que imaginação/criatividade e reconhecimento, contribuem para o autorreconhecimento de si e de ser capaz de ação na sociedade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kareenn Cristina Zanela Diener, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Graduada em Artes Plásticas  pela UDESC (1997), Mestre em Educação em Educação pela UNIPLAC (2015). Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da UNIPLAC. Artista Plástica e Fotógrafa.

Ana Maria Netto Machado, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE; UNIPLAC

Graduada em Psicologia e Mestre em Educação (UFRGS, 1978 e 1989), é doutora em Ciências da Linguagem (Université Paris X, Nanterre, 1996) e em Educação (revalidação, UFRGS, 2004). Atualmente é professora/pesquisadora do PPGE da UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE, cuja proposta desenvolveu em parceria com os docentes da área de Educação; coordenou o curso desde sua criação (2005) até a sua recomendação pela CAPES (2008). Sua carreira acadêmica começa no final do doutorado (1995); anteriormente, praticava a clínica psicanalítica até que a experiência foi dando lugar à construção de um novo campo de pesquisas e práticas, centrado na escrita, autoria e orientação de teses e dissertações. Criou, em 1998, o Laboratório de Escrita, em Porto Alegre, voltado para a promoção da autoria, trabalho que encerrou à medida que a inserção na UNIPLAC foi demandando atenção intensiva. A partir de 1995 atuou, sucessivamente em diversos PPGEs do interior dos Estados do RS, PR e SC, interessando-se pelo proceso de interiorização da pós-graduação e os modelos de universidade, a formação de pesquisadores nesses contextos e a qualificação da produção de conhecimentos. Nesse contexto tem investido em estudos sobre o pensamento de Whilhelm von Humboldt e Bruno Latour sobre a cultura científica e as relações entre a universidade e a sociedade. Mais recentemente vem intensificando a sua participando na Alliance International Terre Citoyenne e, a partir de 2014 integra o Comité Promotor da UiTC - Université International Tere Citoyenne, liderando a construção da Cátedra Terra Cidadã - pólo UiTC da Serra Catarinense. A UiTC é em parte fomentada pela FONDATION CHARLES LÉOPOLD MAYER (França/Suiça) e visa o desenvolvimento de alternativas mundiais de cooperação entre intelectuais, pesquisadores e as lideranças das organizações e movimentos sociais dos quatro continentes. De 2009 a 2012 integrou a REDE UNIVERSITAS, participando do SUBPROJETO 6 (PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR), desenvolvendo o tópico: A QUALIDADE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Foi avaliadora ad hoc do GT 11 (Políticas de Educação Superior) da ANPEd (2011-2012). Além dessas atividades é tradutora (espanhol e francês) e pratica a fotografia.

Vanice dos Santos, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE (UNIPLAC). Programa de Pós-graduação em Educação

Coordenadora e docente pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Doutora em Educação (Ufrgs), Mestre e Licenciada em Filosofia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (Cep/Uniplac).  Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Fiosofia (NESEF)- Regional Planalto Catarinense.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

DIENER, Kareenn Cristina Zanela; MACHADO, Ana Maria Netto; SANTOS, Vanice dos. IMAGINAÇÃO, RECONHECIMENTO DE SI E O FAZER HUMANO: CONDIÇÕES PARA AGIR NA SOCIEDADE sociedade. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 462–486, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n3p462-486. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6055. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos