ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UM CURSO ESTABELECIDO

Autores

  • Lana Cristina Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Sandra Regina Holanda Mariano UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p296-318

Palavras-chave:

Avaliação de práticas educacionais, Educação empreendedora, Inovação na educação.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as práticas educacionais adotadas para o ensino de empreendedorismo tomando como objeto de análise um curso sequencial de Empreendedorismo e Inovação que incorporou novas práticas educacionais visando aumentar a retenção e a aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os profissionais responsáveis pela elaboração e implementação das novas práticas educacionais.  A análise foi subsidiada pelo modelo proposto por Nunes et al (2015), por meio do qual foram identificadas as limitações e potencialidades das práticas inseridas no curso.  Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa.  Os resultados apontam que as novas práticas pedagógicas inseridas no curso analisado atendem a maioria dos indicadores, e destaca aspectos que ainda necessitam ser explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Cristina Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Pós Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pelo LANTE/UFF. Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense. Tutora a distância no curso de Engenharia de Produção do CEDERJ. Possui experiência como professora substituta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda/RJ e como Instrutora dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Logística no SENAC Rio. 

Sandra Regina Holanda Mariano, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora associada ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora na área de empreendedorismo e gestão educacional. Seus interesses se estendem ao tema do empreendedorismo social, da liderança, bem como às questões relacionadas às tecnologias educacionais, entre elas a EAD e os recursos educaionais abertos (REA). É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1992,1997), com desenvolvimento de parte da tese de doutorado na Université de Montréal e CPCL pela Harvard Business School (2012). Pós-Graduada em Sistemas de Informação pelo JICA (Japan Internacional Cooperation Agency), Okinawa, Japão (1989). Coordena o Programa de Pós Graduação em Gestão e Empreendedorismo - PPGE/UFF. É docente do Mestrado Profissional em Administração (UFF/Volta Redonda). É coordenadora do Projeto OportUnidad no Brasil, financiado pela European Comission (EC) e consultora de empresas. É chefe do departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

OLIVEIRA, Lana Cristina; HOLANDA MARIANO, Sandra Regina. ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DA INTRODUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UM CURSO ESTABELECIDO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 296–318, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p296-318. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5854. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos