O ENSINO DE LÓGICA ARTISTOTÉLICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SEGUNDO REFERENCIAIS VYGOTSKIANOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p412-427Palavras-chave:
Ensino Médio. Lógica Aristotélica. Referenciais vygotskianos.Resumo
A lógica aristotélica é uma maneira de melhorarmos as formas de raciocínio, tanto da escrita quanto da oral. Abordamos este tema nos terceiros anos do ensino médio integrado de um Instituto Federal, mais especificamente nos cursos de Agropecuária, em 2015 e 2016. O objetivo foi possibilitar ao educando refletir, argumentar, escrever e falar de modo mais eficaz. Para tanto, consideramos como abordagem metodológica alguns referenciais da teoria vygotskiana (funções psicológicas superiores e a internalização destas; conceitos espontâneos e conceitos científicos; a mediação e a interação). O ensino de lógica aristotélica no ensino médio pode ser abordado segundo os referenciais teóricos tomados, pois permitem tratar e aprimorar o pensamento lógico formal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.