O ENSINO DE LÓGICA ARTISTOTÉLICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SEGUNDO REFERENCIAIS VYGOTSKIANOS

Autores

  • Amauri Carboni Bitencourt Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul
  • Solange Aparecida de Oliveira Hoeller IFC - campus Rio do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p412-427

Palavras-chave:

Ensino Médio. Lógica Aristotélica. Referenciais vygotskianos.

Resumo

A lógica aristotélica é uma maneira de melhorarmos as formas de raciocínio, tanto da escrita quanto da oral. Abordamos este tema nos terceiros anos do ensino médio integrado de um Instituto Federal, mais especificamente nos cursos de Agropecuária, em 2015 e 2016. O objetivo foi possibilitar ao educando refletir, argumentar, escrever e falar de modo mais eficaz. Para tanto, consideramos como abordagem metodológica alguns referenciais da teoria vygotskiana (funções psicológicas superiores e a internalização destas; conceitos espontâneos e conceitos científicos; a mediação e a interação). O ensino de lógica aristotélica no ensino médio pode ser abordado segundo os referenciais teóricos tomados, pois permitem tratar e aprimorar o pensamento lógico formal.

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Biografia do Autor

Amauri Carboni Bitencourt, Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul

Doutor em Filosofia, coordenador do curso de Pedagogia do IFC, professor de Filosofia da Educação.

Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, IFC - campus Rio do Sul

Pedagogoga, professora efetiva do Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul.

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

BITENCOURT, Amauri Carboni; HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira. O ENSINO DE LÓGICA ARTISTOTÉLICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SEGUNDO REFERENCIAIS VYGOTSKIANOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 412–427, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p412-427. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5809. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas