RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURA E CURRÍCULO

Autores

  • Cristina Machado Oliveira Faraco Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vera Lúcia Chacon Valença Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p271-295

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Intercultura. Relações Socioambientais.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o currículo na perspectiva intercultural, tendo em vista superar a abordagem tradicional ainda vigente nas escolas. Partindo da experiência que a pesquisadora vem desenvolvendo como professora da rede estadual de Santa Catarina, apresenta-se como metodologia um estudo histórico e empírico de Garopaba no contexto das relações entre diferentes culturas que, interagindo com os ambientes locais, construíram e ainda constroem a identidade do município. Os resultados levam a inferir sobre a necessidade de revisão do currículo padronizado e universalizado nas escolas, no sentido de educar para conhecimentos científicos acadêmicos de relevância global, mas que também contemple os saberes da comunidade, a complexidade e as particularidades sociais e ambientais da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Machado Oliveira Faraco, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela UNISUL, Especialista em Gestão Ambiental pelo ISEPG/ACE e graduada em Biologia pela UNISINOS. Professora titular de Biologia e Ciências concursada pelo Estado de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba.

Vera Lúcia Chacon Valença, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Psychlogie Appliqueé - Université Rèné Descartes, Sorbonne - Paris, fez estágio de Pós-doutorado no Instituto Nazional di Roma e é aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora em tempo integral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul e membro da Linha de Pesquisa Relações Culturais e Históricas da Educação. Pertence ao grupo de Pesquisa GEDIG - Grupo de Educação, Infancia e gênero e ao Núcleo: Revitalizar Culturas. Coordena o projeto do Museu das Crianças do Brasil.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

FARACO, Cristina Machado Oliveira; VALENÇA, Vera Lúcia Chacon. RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURA E CURRÍCULO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 271–295, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p271-295. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5786. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos