NO LIMIAR DO FUTURO A ÉTICA PODE SER UM VETOR INDISPENSÁVEL PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Autores

  • Renel Prospere Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI
  • Arnaldo Nogaro Doutor em Educação pela UFRGS e é professor da URI de Erechim e do programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Frederido Westphalen.
  • Cláudia Battestin Professora do Programa de Pós graduação em Educação da Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p254-270

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ética. Responsabilidade. Sociedade.

Resumo

 

O presente artigo de natureza bibliográfica, busca abordar a ética e inseri-la como um vetor importante para discutir a questão de educação ambiental no âmbito atual. A ética nas relações cotidianas é imprescindível. Ela também se relaciona na sociedade no campo da economia, da política, da cultura e da natureza. Portanto, o objetivo deste trabalho visa mostrar, a importância da revisão e ampliação dos valores éticos para que possamos pensar em uma educação ambiental que tenha enquanto meta estimular o pensamento crítico e inovador, no seu espaço e tempo, tanto na perspectiva formal quanto na não formal. Tal educação deve gerar mudanças de pensamento e nas atitudes dos indivíduos em relação à natureza. Contudo, almeja-se que só uma mudança de paradigma de comportamento pode trazer essa mudança. 

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Biografia do Autor

Renel Prospere, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Possui graduação em Licenciatura de Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e graduação em Bacharelado Filosofia pela mesma instituição. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Atualmente é Pós Doutorando do programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Frederido Westphalen.  Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, ética, Educação, Formação de Professores, Educação à Distância, Problemáticas ambientais.

Cláudia Battestin, Professora do Programa de Pós graduação em Educação da Unochapecó

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com apoio Bolsa CAPES e período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Integrante do Grupo de pesquisa, Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas (Unochapecó) e da Rede Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile.(USACH). Atualmente trabalha como docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó. É membro do comitê de ética no uso de animais (CEUA). Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: Filosofia, Educação ambiental, Ética, Responsabilidade e interculturalidade.- Orcid.org/0000-0001-7871-9275

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

PROSPERE, Renel; NOGARO, Arnaldo; BATTESTIN, Cláudia. NO LIMIAR DO FUTURO A ÉTICA PODE SER UM VETOR INDISPENSÁVEL PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 254–270, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p254-270. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5746. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos