NOTAS SOBRE O VIÉS UTILITARISTA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O MODELO DA PAIDEIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p212-228Palavras-chave:
contemporaneidade, educação, Paideia.Resumo
O objetivo deste artigo é tecer algumas notas sobre o viés utilitarista da Educação na contemporaneidade e os valores caros à formação humana no modelo da Paideia, buscando, com esses apontamentos, problematizar o cenário educacional formal de hoje. Opta-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório, com uma revisão bibliográfica dos temas abordados: contemporaneidade, a Educação de viés utilitarista no contexto contemporâneo e a Educação grega clássica na perspectiva da Paideia. Discute-se que a Paideia resguarda determinados princípios norteadores de educação que podem ser de grande valia para se refletir sobre as práticas educativas atuais, muitas delas voltadas para o tecnicismo em detrimento de uma formação integral de ser humano.
PALAVRAS-CHAVE: Contemporaneidade. Educação. Paideia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.