NOTAS SOBRE O VIÉS UTILITARISTA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O MODELO DA PAIDEIA

Autores

  • Fabiana Neiva Veloso Brasileiro Universidade de Fortaleza.
  • Marlo Renan Rocha Lopes Universidade de Fortaleza.
  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n2p212-228

Palavras-chave:

contemporaneidade, educação, Paideia.

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer algumas notas sobre o viés utilitarista da Educação na contemporaneidade e os valores caros à formação humana no modelo da Paideia, buscando, com esses apontamentos, problematizar o cenário educacional formal de hoje. Opta-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório, com uma revisão bibliográfica dos temas abordados: contemporaneidade, a Educação de viés utilitarista no contexto contemporâneo e a Educação grega clássica na perspectiva da Paideia. Discute-se que a Paideia resguarda determinados princípios norteadores de educação que podem ser de grande valia para se refletir sobre as práticas educativas atuais, muitas delas voltadas para o tecnicismo em detrimento de uma formação integral de ser humano.

PALAVRAS-CHAVE: Contemporaneidade. Educação. Paideia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Neiva Veloso Brasileiro, Universidade de Fortaleza.

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Psicologia da Educação pela PUC-MG. Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Obra de destaque: "Processo Seletivo e Sofrimento Humano: o vestibular, ritual de passagem" (Capítulo livro).

Marlo Renan Rocha Lopes, Universidade de Fortaleza.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Ex-bolsista CNPq e FEQ. Membro do Laboratório Otium, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Obra de destaque: "Ocio e industrias creativas: consideraciones desde la experiencia brasileña" (Capítulo livro).

José Clerton de Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza.

Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pós-doutor pela Universidade de Deusto. Integra o colegiado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Obra de destaque: "Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho" (artigo).

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

BRASILEIRO, Fabiana Neiva Veloso; LOPES, Marlo Renan Rocha; MARTINS, José Clerton de Oliveira. NOTAS SOBRE O VIÉS UTILITARISTA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O MODELO DA PAIDEIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 212–228, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n2p212-228. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5720. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos