UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA AFETIVIDADE

Autores

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Fábio Maurício Fonseca Santos Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p194-211

Palavras-chave:

ensino superior, pesquisa em educação

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo identificar a maneira de se integrar o relacionamento afetivo entre professor e aluno dentro das Instituições de Ensino Superior. Para atingir essas finalidades, a metodologia aplicada na realização deste estudo foi da pesquisa de cunho exploratória, adotando-se a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico de coleta de dados. O estudo fundamenta-se, nomeadamente, nas ideias de pensadores como Vygotsky (2003), Piaget (1997) e Wallon (2008), que defendem a afetividade como um conceito-chave na constituição do sujeito e na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam que na formação docente deve ser considerada a dimensão afetiva, a qual não pode ser tratada de forma separada da inteligência.

Palavras-chave: Afetividade. Conhecimento. Ensino Superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com

Fábio Maurício Fonseca Santos, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestrando em Educação na Universidade Tiradentes (UNIT/SE) - Linha Educação e Comunicação, Especialização em Psicopedagogia Institucional - (UNIASSELVI), Especialização em Mídias na Educação (NCE/USP - UFPE), Especialização em Docência no Ensino Superior - (ESTÁCIO), Graduação em Pedagogia - (FANAN), Graduação de Licenciatura em Informática - (UNIT), Graduação de Tecnólogo em Segurança no Trabalho - (UNIASSELVI),estudante no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Atualmente exerce a função de Educador Social, do Instituto Luciano Barreto Júnior - Email: fabiomfs@yahoo.com.br

 

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

DE MAGALHÃES PORTO, Cristiane; MAURÍCIO FONSECA SANTOS, Fábio. UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA AFETIVIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 194–211, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p194-211. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5697. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos