UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA AFETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p194-211Palavras-chave:
ensino superior, pesquisa em educaçãoResumo
Este artigo teve como principal objetivo identificar a maneira de se integrar o relacionamento afetivo entre professor e aluno dentro das Instituições de Ensino Superior. Para atingir essas finalidades, a metodologia aplicada na realização deste estudo foi da pesquisa de cunho exploratória, adotando-se a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico de coleta de dados. O estudo fundamenta-se, nomeadamente, nas ideias de pensadores como Vygotsky (2003), Piaget (1997) e Wallon (2008), que defendem a afetividade como um conceito-chave na constituição do sujeito e na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam que na formação docente deve ser considerada a dimensão afetiva, a qual não pode ser tratada de forma separada da inteligência.
Palavras-chave: Afetividade. Conhecimento. Ensino Superior.
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