ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM E A PERSISTÊNCIA DA CENTRALIDADE DO “SABER FAZER”.

Autores

  • Luara Cristiane Dourado Neves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Adriana Maria Tonini UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p170-193

Palavras-chave:

educação profissional, enfermagem, estágio curricular supervisionado.

Resumo

Esta artigo apresenta as influências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação profissional do Técnico em Enfermagem, segundo as perspectivas de estudantes egressos do período de práticas em campo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze egressos do ECS de um Curso Técnico em Enfermagem, sendo suas narrativas submetidas à análise de conteúdo, de acordo com as proposições de Laurence Bardin. A análise dos dados apontou uma forte convergência da formação prática, a supervalorização do saber fazer, a discrepância entre teoria e prática e a incisiva  influência da precariedade do sistema de saúde público na formação desses profissionais.

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Biografia do Autor

Luara Cristiane Dourado Neves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, professora no eixo Saúde e Ambiente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Teófilo Otoni.

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

NEVES, Luara Cristiane Dourado; TONINI, Adriana Maria. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM E A PERSISTÊNCIA DA CENTRALIDADE DO “SABER FAZER”. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 170–193, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p170-193. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5695. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos