A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA APRESENTADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p152-168Palavras-chave:
concepção de língua, língua estrangeiraResumo
Este artigo objetiva identificar a concepção de língua apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Estrangeira (LE) para o ensino fundamental. O referencial teórico apresenta considerações sobre concepções de língua, um panorama histórico de acontecimentos que marcaram o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, desde o surgimento das primeiras escolas, até os PCNs, em 1998. Em seguida, descrevemos os PCNs e discutimos a concepção de língua apresentada por ele. Para finalizar, tecemos as considerações finais. A metodologia utilizada para a identificação da concepção foi a interpretativa com base nos aportes teóricos de Koch (2006) e Travaglia (2009). Os resultados demonstram que a concepção que permeia o documento é a de que a linguagem é o lugar da interação humana. Por meio dela, ideias, pensamentos e intenções são expressos e os indivíduos estabelecem relações com outras pessoas.Downloads
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