A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA APRESENTADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Emanuele Coimbra Padilha Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p152-168

Palavras-chave:

concepção de língua, língua estrangeira

Resumo

Este artigo objetiva identificar a concepção de língua apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Estrangeira (LE) para o ensino fundamental. O referencial teórico apresenta considerações sobre concepções de língua, um panorama histórico de acontecimentos que marcaram o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, desde o surgimento das primeiras escolas, até os PCNs, em 1998. Em seguida, descrevemos os PCNs e discutimos a concepção de língua apresentada por ele. Para finalizar, tecemos as considerações finais. A metodologia utilizada para a identificação da concepção foi a interpretativa com base nos aportes teóricos de Koch (2006) e Travaglia (2009).  Os resultados demonstram que a concepção que permeia o documento é a de que a linguagem é o lugar da interação humana. Por meio dela, ideias, pensamentos e intenções são expressos e os indivíduos estabelecem relações com outras pessoas.

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Biografia do Autor

Emanuele Coimbra Padilha, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos da Univesidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

PADILHA, Emanuele Coimbra. A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA APRESENTADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 152–168, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p152-168. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5677. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos