SUEÑOS Y PALABRAS: OS SONHOS DE QUEM? AS PALAVRAS DE QUEM?

Autores

  • Samarys Lynette Cruz-Báez Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p125-151

Palavras-chave:

Livro didático de espanhol, Ensino e aprendizagem, Linguagem, Sujeito.

Resumo

O presente trabalho analisa quais as concepções de linguagem e de sujeito contidas no livro didático Sueños y palavras utilizado nas escolas públicas de Porto Rico. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre quais as implicações dessas concepções na apropriação da linguagem em uso na interação com outrem e na constituição subjetiva dos estudantes.  Para isso, foram analisadas as atividades das 12 unidades do livro a partir de uma perspectiva teórico-metodológica enunciativo-discursiva bakhtiniana. Os resultados constatam que tanto a concepção de língua quanto a concepção de sujeito são abstraídas de contextos intersubjetivos de interação verbal em que a linguagem percebida como prática social, o que traz implicações no ensino e na aprendizagem da linguagem, pois se anula a possibilidade de agentividade do sujeito e a dialogicidade.

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Biografia do Autor

Samarys Lynette Cruz-Báez, Universidade Federal de Santa Catarina

Bachilerato em Educação em Espanhol, da Universidade de Porto Rico, Río Piedras

Mestre em Linguística, da Universidade de Porto Rico, Río Piedras

Doutoranda em Linguísitca Aplicada, da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

CRUZ-BÁEZ, Samarys Lynette. SUEÑOS Y PALABRAS: OS SONHOS DE QUEM? AS PALAVRAS DE QUEM?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 125–151, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p125-151. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5670. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos