SUEÑOS Y PALABRAS: OS SONHOS DE QUEM? AS PALAVRAS DE QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p125-151Palavras-chave:
Livro didático de espanhol, Ensino e aprendizagem, Linguagem, Sujeito.Resumo
O presente trabalho analisa quais as concepções de linguagem e de sujeito contidas no livro didático Sueños y palavras utilizado nas escolas públicas de Porto Rico. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre quais as implicações dessas concepções na apropriação da linguagem em uso na interação com outrem e na constituição subjetiva dos estudantes. Para isso, foram analisadas as atividades das 12 unidades do livro a partir de uma perspectiva teórico-metodológica enunciativo-discursiva bakhtiniana. Os resultados constatam que tanto a concepção de língua quanto a concepção de sujeito são abstraídas de contextos intersubjetivos de interação verbal em que a linguagem percebida como prática social, o que traz implicações no ensino e na aprendizagem da linguagem, pois se anula a possibilidade de agentividade do sujeito e a dialogicidade.Downloads
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