ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Adriane Knoblauch Setor de Educação - UFPR
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Departamento de Educação - UNIFESP
  • Giselly Cristini Mondardo SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p102-124

Palavras-chave:

Formação de professores, Habitus, Perfil de estudantes, Socialização profissional.

Resumo

O trabalho apresenta dados do perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP – campus Guarulhos ingressantes em 2011 e dos estudantes de Pedagogia da UFPR ingressantes em 2012, a partir de Banco de Dados gerado pelas duas instituições. Os dados corroboram estudos clássicos da sociologia da educação que apontam correlação entre origem social e escolha por cursos superiores. As análises realizadas evidenciam a relevância de se apontar relações entre o perfil sociocultural de alunos de cursos de formação de professores e disposições vinculadas a esse perfil, importantes para se compreender a relação estabelecida por esses estudantes com o conhecimento em seu percurso universitário, ampliando o debate sobre a formação para a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Knoblauch, Setor de Educação - UFPR

Doutora em Educação pela PUC/SP (2008). Estágio de Pós-Doutoramento em Educação pela FEUSP (2014), Professora do Setor de Educação da UFPR atuando na Graduação no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Possui interesse de pesquisa em formação e prática docente e religião e educação.

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Departamento de Educação - UNIFESP

Doutora em Educação pela PUC/SP (2007). Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, atuando na Graduação no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Possui interesse de pesquisa em formação e trabalho docente.

Giselly Cristini Mondardo, SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Paraná.

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação na linha de Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Atualmente estuda processos de formação docente durante o ensino superior, especificamente no curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

KNOBLAUCH, Adriane; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; MONDARDO, Giselly Cristini. ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 102–124, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p102-124. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5664. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos