ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p102-124Palavras-chave:
Formação de professores, Habitus, Perfil de estudantes, Socialização profissional.Resumo
O trabalho apresenta dados do perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP – campus Guarulhos ingressantes em 2011 e dos estudantes de Pedagogia da UFPR ingressantes em 2012, a partir de Banco de Dados gerado pelas duas instituições. Os dados corroboram estudos clássicos da sociologia da educação que apontam correlação entre origem social e escolha por cursos superiores. As análises realizadas evidenciam a relevância de se apontar relações entre o perfil sociocultural de alunos de cursos de formação de professores e disposições vinculadas a esse perfil, importantes para se compreender a relação estabelecida por esses estudantes com o conhecimento em seu percurso universitário, ampliando o debate sobre a formação para a docência.Downloads
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