RELIGIO CURRICULARE: BIOPOLÍTICA DA VIDA CURRICULAR

Autores

  • Steferson Zanoni Roseiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janete Magalhães Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p44-65

Palavras-chave:

Currículo, rede confessória, biopolítica

Resumo

Partindo da premissa de que as discussões curriculares se intensificam a um ponto irrefreável nos últimos 30 anos, afirma-se que o campo em torno do currículo tem se manifestado, ao modo de Agamben, como uma religião. No chão das escolas, um processo infinito de culto ao currículo preenche as relações educativas, fazendo discursos e práticas serem atravessadas de preocupações organizativas e alimentadas por um dispositivo e de redes de confissão. Assim, objetivando discutir a vida curricular enquanto na sua relação com deidade Currículo, essa pesquisa foi realizada por meio de redes de conversações com professores de escolas públicas afim de indagar como as relações curriculares são estabelecidas. Por fim, aponta não apenas para a sacralidade curricular, mas também para a potência de profanação da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e membro dos grupos de pesquisa "Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores".

Janete Magalhães Carvalho

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do grupo de pesquisa "Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores".

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

ROSEIRO, Steferson Zanoni; CARVALHO, Janete Magalhães. RELIGIO CURRICULARE: BIOPOLÍTICA DA VIDA CURRICULAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 44–65, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p44-65. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5599. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos