AS CRIANÇAS E O GUIA DOS MUSEUS BRASILEIROS COMO OBJETOS DE ESTUDO

Autores

  • Cristina Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p23-43

Palavras-chave:

crianças, escolas., museus, Guia dos Museus Brasileiros

Resumo

O artigo se propõe a apresentar os resultados de uma primeira análise do Guia dos Museus Brasileiros e concepções de criança, escola e museu por parte de instituições culturais da cidade do Rio de Janeiro listadas nessa obra. Enquanto procedimento metodológico, utilizou-se de análise de conteúdo e de discurso na apreciação do Guia e no contato via e-mail e telefone com as instituições. Em diálogo com autores que se debruçaram sobre a temática da cultura, da infância e dos museus, constatou-se equívocos e ambiguidades na elaboração do Guia e nas concepções apresentadas pelas instituições, reiterando a difícil relação entre as escolas e os museus, já apontada em outras pesquisas.

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Biografia do Autor

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores. Coordenadora do Curso de Especialização em Eucação Infantil (PUC-Rio) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI).

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

CARVALHO, Cristina. AS CRIANÇAS E O GUIA DOS MUSEUS BRASILEIROS COMO OBJETOS DE ESTUDO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 23–43, 2018. DOI: 10.7867/1809-0354.2018v13n1p23-43. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5596. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos