PATRIMÔNIO CULTURAL DA ESCOLA: TERMOS E ABORDAGENS DE UM CAMPO EM EXPANSÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p680-702Palavras-chave:
História da Educação. Patrimônio Cultural Escolar. Patrimônio Educativo.Resumo
O interesse pelo patrimônio cultural da educação está inserido num regime de historicidade caraterizado como presentismo e nas novas perspectivas sobre a cultura escolar e a materialidade como artefatos que auxiliam na compreensão da educação e do ensino na contemporaneidade. O presente artigo pretende discutir como o conceito de patrimônio tem sido abordado na última década no campo da história da educação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de estado da arte com o objetivo de identificar os termos utilizados e o referencial teórico empregado no campo da história da educação quando se trata do patrimônio cultural ligado aos processos de escolarização. As reflexões teóricas encontradas nos trabalhos apontam para a utilização do termo patrimônio escolar como alinhado às discussões recentes do campo do patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.