PATRIMÔNIO CULTURAL DA ESCOLA: TERMOS E ABORDAGENS DE UM CAMPO EM EXPANSÃO

Autores

  • Cibele Dalina Piva Ferrari Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p680-702

Palavras-chave:

História da Educação. Patrimônio Cultural Escolar. Patrimônio Educativo.

Resumo

O interesse pelo patrimônio cultural da educação está inserido num regime de historicidade caraterizado como presentismo e nas novas perspectivas sobre a cultura escolar e a materialidade como artefatos que auxiliam na compreensão da educação e do ensino na contemporaneidade. O presente artigo pretende discutir como o conceito de patrimônio tem sido abordado na última década no campo da história da educação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de estado da arte com o objetivo de identificar os termos utilizados e o referencial teórico empregado no campo da história da educação quando se trata do patrimônio cultural ligado aos processos de escolarização. As reflexões teóricas encontradas nos trabalhos apontam para a utilização do termo patrimônio escolar como alinhado às discussões recentes do campo do patrimônio cultural. 

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Biografia do Autor

Cibele Dalina Piva Ferrari, Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em História, Mestre em Patrimônio Cutural e Sociedade, Doutoranda em Educação - História e Historiografia.

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1988), Mestre em Educação (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com estágio Sandwich na Università degli Studi di Milano - Itália (2000-2001). Pós-Doutor pela Università degli Studi di Bergamo - Itália (2015) e pela Universidade de Lisboa - Portugal (2016). É professor concursado (Associado V) no Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

FERRARI, Cibele Dalina Piva; CARMINATI, Celso João. PATRIMÔNIO CULTURAL DA ESCOLA: TERMOS E ABORDAGENS DE UM CAMPO EM EXPANSÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 680–702, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p680-702. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5565. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos