A FENOMENOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ETNOMETODOLOGIA E A ETNOPESQUISA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p718-736Palavras-chave:
Educação. Metodologia da pesquisa. Pesquisa em Educação. Sociologia.Resumo
Este trabalho problematiza a pesquisa em educação. Objetiva mostrar a Etnometodologia e a Etnopesquisa crítica enquanto possibilidades de pesquisa, de inspiração fenomenológica, para a pesquisa em educação. É uma pesquisa bibliográfica. Apresenta a etnometodologia enquanto crítica ao positivismo comtiano, durkheimiano e weberiano que se faz na busca dos etnométodos, enquanto atividades e possibilidades dos indivíduos em sociedade darem sentido ao mundo. A etnopesquisa crítica segue no mesmo caminho e afirma que a prática do fazer/construir conhecimentos e saberes não está separado do seu contexto de manifestação. Ambas podem auxiliar no processo de construção de uma pedagogia da alteridade e da emancipação dos saberes e dos/as sujeitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.