A FENOMENOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ETNOMETODOLOGIA E A ETNOPESQUISA CRÍTICA

Autores

  • Marcos Felipe Gonçalves Maia UFT
  • José Damião Trindade Rocha

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p718-736

Palavras-chave:

Educação. Metodologia da pesquisa. Pesquisa em Educação. Sociologia.

Resumo

Este trabalho problematiza a pesquisa em educação. Objetiva mostrar a Etnometodologia e a Etnopesquisa crítica enquanto possibilidades de pesquisa, de inspiração fenomenológica, para a pesquisa em educação. É uma pesquisa bibliográfica. Apresenta a etnometodologia enquanto crítica ao positivismo comtiano, durkheimiano e weberiano que se faz na busca dos etnométodos, enquanto atividades e possibilidades dos indivíduos em sociedade darem sentido ao mundo. A etnopesquisa crítica segue no mesmo caminho e afirma que a prática do fazer/construir conhecimentos e saberes não está separado do seu contexto de manifestação. Ambas podem auxiliar no processo de construção de uma pedagogia da alteridade e da emancipação dos saberes e dos/as sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Felipe Gonçalves Maia, UFT

Bacharel em biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Educação e Direitos Humanos pela mesma instituição. Especialista em Filosofia pelo Claretiano. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Sexualidade, Corporalidade e Direitos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFT.

José Damião Trindade Rocha

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins PPGE-UFT.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

MAIA, Marcos Felipe Gonçalves; ROCHA, José Damião Trindade. A FENOMENOLOGIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ETNOMETODOLOGIA E A ETNOPESQUISA CRÍTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 718–736, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p718-736. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5543. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos