EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS CURRICULARES NA JORNADA AMPLIADA

Autores

  • Fernanda Ribeiro de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Clesio Acilino Antônio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1135-1159

Palavras-chave:

Currículo, Educação Integral, Educação em tempo integral

Resumo

O estudo analisa as práticas curriculares em uma escola em tempo integral, adentrando processos de reorganização dos tempos, espaços e do currículo a partir da ampliação do tempo escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de educação de São João, PR. Dentre os resultados, evidenciamos a manutenção do paralelismo turno e contraturno, a reprodução da rigidez dos tempos e espaços. As práticas curriculares evidenciaram duas tendências principais: uma em que os conhecimentos estão voltados para a complementação do currículo comum; e outra com foco no desenvolvimento psicossocial dos estudantes, sem maiores relações com a cultura elaborada. Evidenciamos desafios à construção de um currículo ressignificado e voltado para uma formação omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atua como Pedagoga no Instituto Federal do Paraná.

Clesio Acilino Antônio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente na área de currículo escolar nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação da Unioeste, membro do Grupo de Pesquisa RETLEE/CNPq. Mestre em Educação/UFSC e doutor em Educação/UFRGS. É autor do livro: "Educação do Campo: um movimento popular de base política e pedagógica". Cascavel/PR: Edunioeste; capítulos de livros: "Escolas rurais em Portugal: abordagens a um movimento social de base educativa". In: CANÁRIO, R.; RUMMERT, S. M. (orgs.). Mundo do trabalho e aprendizagem. Lisboa: Educa; "Movimentos sociais do campo, estado e política educacional: o movimento 'Por um Educação do Campo' como esfera de ação política no Brasil". In: RUMMERT, S. M.; CANÁRIO, R.; FRIGOTTO, G. (orgs.). Políticas de formação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal. Niterói: Ed. da UFF.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

DE SOUZA, Fernanda Ribeiro; ANTÔNIO, Clesio Acilino. EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS CURRICULARES NA JORNADA AMPLIADA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1135–1159, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p1135-1159. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5501. Acesso em: 19 set. 2024.