MULHERES EGRESSAS DA EJA NA UNIVERSIDADE: ENTRE INTEMPÉRIES, SONHOS POSSÍVEIS E INÉDITOS VIÁVEIS

Autores

  • Alder de Sousa Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)
  • Júlia Milena da Paixão Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)
  • Manoel Raimundo dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)
  • Odite das Graças Brilhante dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p444-467

Palavras-chave:

EJA, Inédito viável, Mulheres, Perfil, Sonho possível, Universidade.

Resumo

O artigo aborda a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visa analisar o perfil sociocultural e socioeducacional de mulheres egressas da EJA e os significados atribuídos quanto ao ingresso, como discente, de uma universidade pública. Resulta de uma pesquisa etnossociológica de abordagem qualitativa. Os sujeitos são quatro mulheres discentes de uma universidade pública, egressas da EJA. Os dados foram apreendidos pela técnica denominada de entrevista narrativa, sistematizados em quadros e analisados por concepções presentes no texto, como: sujeito-educando da EJA, sonho possível e inédito viável. Dentre os resultados, aponta-se para os contextos de negação da vida humana. Conclui-se que as mulheres demonstraram que é possível transformar a história.

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Biografia do Autor

Alder de Sousa Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. É professor efetivo em regime de tempo integral com dedicação exclusiva junto ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Foi professor efetivo em regime de tempo integral com dedicação exclusiva do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Foi servidor público concursado da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA (SEMEC), atuando, respectivamente, como coordenador pedagógico e como professor de ensino fundamental/EJA. É educador-pesquisador do NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR PAULO FREIRE (NEP) da UEPA, vinculado a três linhas de pesquisa: (1) Educação Popular de Jovens e Adultos, (2) Paulo Freire e Educação Popular e (3) Educação Freireana e Filosofia. No NEP atuou como formador de alfabetizadores e como assessor pedagógico de programas de alfabetização de adultos, englobando ações de gestão e organização do trabalho pedagógico em municípios como Belém (2013), Ananindeua (2012-2013), Tailândia (2010-2012), Almeirim (2010-2012), Paragominas (2010) e Acará (2009-2010). Suas produções científicas em Educação consideram criticamente a exclusão social e a opressão nas relações de poder, apontam para a construção de processos educativos comprometidos com uma sociedade emancipatória em relação às vítimas do sistema e têm como base referenciais teóricos da educação popular freireana, da Ética da Libertação, da Interculturalidade Crítica, das Epistemologias do Sul, dentre outros. É autor de artigos em periódicos científicos e capítulos de coletâneas e de livros, com destaque para "Paulo Freire e a Escola Democrática e Popular: parâmetros para sistemas educacionais e à Educação de Jovens e Adultos" (Editora CRV, 2016). (Texto informado pelo autor)

Fonte:  http://lattes.cnpq.br/9065211816414800

Júlia Milena da Paixão Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)

Graduada em Pedagogia pela UEAP e pesquisadora do GEPEA/UEAP.

Manoel Raimundo dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)

Graduado em Pedagogia pela UEAP e pesquisador do GEPEA/UEAP.

Odite das Graças Brilhante dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)/GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE (GEPEA)

Graduada em Pedagogia pela UEAP e pesquisadora do GEPEA/UEAP.

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Publicado

2016-09-03

Como Citar

DIAS, Alder de Sousa; OLIVEIRA, Júlia Milena da Paixão; DOS SANTOS, Manoel Raimundo; DOS SANTOS, Odite das Graças Brilhante. MULHERES EGRESSAS DA EJA NA UNIVERSIDADE: ENTRE INTEMPÉRIES, SONHOS POSSÍVEIS E INÉDITOS VIÁVEIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 444–467, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p444-467. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5435. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos