POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PAIS DE ESTUDANTES

Autores

  • Gracilene Mendes de Souza Nogueira
  • Claudio Pinto Nunes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p701-717

Resumo

Este estudo tem por objetivo trazer para a discussão os sentidos que os pais atribuem à política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos.  Refere-se a um momento da construção teórica mediado pela tensão entre o levantamento das hipóteses e as possibilidades de sua discussão na tessitura dos argumentos construídos pelos pais por meio da conversa interativo-provocativa, amparado, teórico-metodologicamente, pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e que tem sua legitimidade garantida pelo caráter processual e contínuo do conhecimento a que está submetido. Os resultados apontam zonas de sentidos que se organizam em cinco núcleos: a) relação entre educação infantil e ensino fundamental; b) relação entre pais e sistema escolar; c) falta de informação acerca da passagem de oito para nove anos; d) preocupação com a infância da criança que entra mais cedo no ensino fundamental; e) sentimento de luta existente na tensão entre as determinações do sistema educacional e a condição de participação negada aos pais. Os sentidos que os pais atribuem à política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos evidenciam um panorama de dissonâncias.

Palavras-chave: Sentidos. Ensino fundamental de nove anos. Pais. Política educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracilene Mendes de Souza Nogueira

Mestre em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; professora da educação básica do município de Pindaí, Bahia, Brasil; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort).

Claudio Pinto Nunes

Pós-Doutor em Educação; Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; editor da Revista Práxis Educacional; líder do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

NOGUEIRA, Gracilene Mendes de Souza; NUNES, Claudio Pinto. POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PAIS DE ESTUDANTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 701–717, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p701-717. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5412. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos