O PROFESSOR-FORMADOR E A SUA CONSTITUIÇÃO NA DIMENSÃO REFLEXIVA: EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO

Autores

  • Ademar Antonio Lauxen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p737-754

Palavras-chave:

Concepções, Crítico-reflexivo, Formação, Saberes docentes.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química Licenciatura. A investigação visou identificar como esses profissionais articulam, problematizam e ressignificam os seus saberes docentes, na interação que ocorre em um espaço/tempo intrainstitucional constituído para desenvolver a formação contínua desses educadores. O presente texto resulta da análise dos diálogos em encontros realizados pelos professores-formadores nesse espaço/tempo de formação, os quais foram gravados em formato audiovisual. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que esse espaço/tempo intrainstitucional existente para a formação contínua dos professores-formadores se constitui como importante locus de problematização da prática docente, bem como, representa a possibilidade de melhorias na qualidade educativa para os futuros professores da educação básica.

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Biografia do Autor

Ademar Antonio Lauxen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. E-mail: adelauxen@upf.br

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro – Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. E-mail: delpinojc@yahoo.com.br

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. O PROFESSOR-FORMADOR E A SUA CONSTITUIÇÃO NA DIMENSÃO REFLEXIVA: EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 737–754, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p737-754. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5340. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos