O PROFESSOR-FORMADOR E A SUA CONSTITUIÇÃO NA DIMENSÃO REFLEXIVA: EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO

Autores

  • Ademar Antonio Lauxen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p737-754

Palavras-chave:

Concepções, Crítico-reflexivo, Formação, Saberes docentes.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química Licenciatura. A investigação visou identificar como esses profissionais articulam, problematizam e ressignificam os seus saberes docentes, na interação que ocorre em um espaço/tempo intrainstitucional constituído para desenvolver a formação contínua desses educadores. O presente texto resulta da análise dos diálogos em encontros realizados pelos professores-formadores nesse espaço/tempo de formação, os quais foram gravados em formato audiovisual. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que esse espaço/tempo intrainstitucional existente para a formação contínua dos professores-formadores se constitui como importante locus de problematização da prática docente, bem como, representa a possibilidade de melhorias na qualidade educativa para os futuros professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademar Antonio Lauxen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. E-mail: adelauxen@upf.br

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro – Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. E-mail: delpinojc@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. O PROFESSOR-FORMADOR E A SUA CONSTITUIÇÃO NA DIMENSÃO REFLEXIVA: EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 737–754, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p737-754. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5340. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos