O PROFESSOR-FORMADOR E A SUA CONSTITUIÇÃO NA DIMENSÃO REFLEXIVA: EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p737-754Palavras-chave:
Concepções, Crítico-reflexivo, Formação, Saberes docentes.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com um grupo de professores-formadores, atuantes em um curso de Química Licenciatura. A investigação visou identificar como esses profissionais articulam, problematizam e ressignificam os seus saberes docentes, na interação que ocorre em um espaço/tempo intrainstitucional constituído para desenvolver a formação contínua desses educadores. O presente texto resulta da análise dos diálogos em encontros realizados pelos professores-formadores nesse espaço/tempo de formação, os quais foram gravados em formato audiovisual. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que esse espaço/tempo intrainstitucional existente para a formação contínua dos professores-formadores se constitui como importante locus de problematização da prática docente, bem como, representa a possibilidade de melhorias na qualidade educativa para os futuros professores da educação básica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.