OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p755-778Palavras-chave:
Docência. Conhecimento pedagógico. Formação de professoresResumo
RESUMO Neste artigo, temos como objetivo, apresentar uma análise sobre a formação pedagógica oferecida pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, campus de Jacarezinho/PR. A investigação foi construída com base em Bourdieu (1989), Nóvoa (1995), Gauthier (1998), Shulman (1986), entre outros. Como metodologia valemos-nos da pesquisa qualitativa e na análise de conteúdo de Bardin (2009) .A coleta de dados foi realizada a partir de questionário fechado e entrevista semiestruturada com sete (7) professores do curso. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes compreendem a importância da formação pedagógica inicial num curso de formação de professores, entretanto, acreditam que a mesma ainda não é suficiente para oferecer subsídios para o exercício da docência. Indicam também a presença de dicotomia entre as disciplinas biológicas e pedagógicas, assim como a desarticulação entre ambas as áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.