OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Susana SOARES Tozetto Docente do Departamento de educação e do Programa de Pos Graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Flavia Wegrzyn Martinez uepg

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p755-778

Palavras-chave:

Docência. Conhecimento pedagógico. Formação de professores

Resumo

RESUMO Neste artigo, temos como objetivo, apresentar uma análise sobre a formação pedagógica oferecida pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, campus de Jacarezinho/PR. A investigação foi construída com base em Bourdieu (1989), Nóvoa (1995), Gauthier (1998), Shulman (1986), entre outros. Como metodologia valemos-nos da pesquisa qualitativa e na análise de conteúdo de Bardin (2009) .A coleta de dados foi realizada a partir de questionário fechado e entrevista semiestruturada com sete (7) professores do curso. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes compreendem a importância da formação pedagógica inicial num curso de formação de professores, entretanto, acreditam que a mesma ainda não é suficiente para oferecer subsídios para o exercício da docência. Indicam também a presença de dicotomia entre as disciplinas biológicas e pedagógicas, assim como a desarticulação entre ambas as áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana SOARES Tozetto, Docente do Departamento de educação e do Programa de Pos Graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de educação e do Programa de Pos Graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Flavia Wegrzyn Martinez, uepg

Doutoranda do PPGE da UEPG

Professora da UENP, departamento de Biologia

 

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

TOZETTO, Susana SOARES; MARTINEZ, Flavia Wegrzyn. OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 755–778, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p755-778. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5237. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos