MODOS DE VER A DOCÊNCIA ENTRE LICENCIANDAS DA UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p509-531

Palavras-chave:

Docência, Formação de Professores, Visualidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade às representações da docência que estão se construindo em um contexto de desprofissionalização e excesso de informação/imagens que afetam nossos modos de pensar, agir e aprender, entre licenciandas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A investigação situa-se no âmbito da Cultura Visual, compreendendo o visual como lugar de interação social, no qual transitam enunciados conflitantes em meio a processos de identificação. Os resultados apontam para uma visualidade comum atrelada à missão docente vocacional.  Junto a essa visualidade comum emerge outra que consideramos transgressora, sinalizando outro modo de ver, fazer ver e ver-se na docência. 

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Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação, professora adjunta, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação. Atua na área de Didática, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância. Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV/UFPB). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPB/UFPE).

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Publicado

2016-09-03

Como Citar

SARDELICH, Maria Emilia. MODOS DE VER A DOCÊNCIA ENTRE LICENCIANDAS DA UFPB. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 509–531, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p509-531. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5083. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos