CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA INTEGRADORA EM CURSOS DE LICENCIATURA: A VISÃO DOS PROFESSORES FORMADORES

Autores

  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marly Krüger Pesce Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Berenice Rocha Zabbot Garcia Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p532-548

Palavras-chave:

Formação de Professores, Práticas Educativas, Proposta Integradora.

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir como professores de uma Instituição de Ensino Superior, que atuam numa proposta denominada Núcleo Pedagógico Integrador - NPI, percebem sua atuação e significam sua experiência na formação de professores. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os respondentes foram os professores que atuavam nas disciplinas do NPI no ano de 2014. A análise dos dados levou em conta o perfil dos professores e as exigências necessárias à atuação em disciplinas pedagógicas, fazendo uso dos referenciais teóricos pertinentes à área da educação. Os resultados apontam como contribuições a diversidade de pensamento e o contato com as diferentes visões de mundo que as áreas de conhecimento oportunizam, favorecem a constituição identitária de um profissional mais aberto e tolerante.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Práticas Educativas. Proposta Integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação, área de concentração Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional de Joinville - FURJ. Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora em cursos de graduação e como professora colaboradora no Mestrado em Educação.

Marly Krüger Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora Titular da Universidade da Região de Joinville –UNIVILLE, atuando como professora  no Departamento de Letras e no Mestrado em Educação. Coordenadora do Centro de Inovação Pedagógica da UNIVILLE. Pesquisadora participante do grupos de pesquisa PLISA.

Berenice Rocha Zabbot Garcia, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.  Professora Titular da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, atua como professora, Chefe de Departamento do Curso de Letras  e Assessora de Avaliação Institucional da UNIVILLE. Realiza estudos sobre Extensão Universitária e Formação de Professores e é pesquisadora participante do grupo de pesquisa PLISA.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

VOIGT, Jane Mery Richter; PESCE, Marly Krüger; GARCIA, Berenice Rocha Zabbot. CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA INTEGRADORA EM CURSOS DE LICENCIATURA: A VISÃO DOS PROFESSORES FORMADORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 532–548, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p532-548. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4981. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos