REVISITANDO A PROBLEMÁTICA DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR NAS FALAS DE PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Autores

  • Ivanilda Rocha Santos Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Anderson Carvalho Pereira UESB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p810-830

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Exclusão social, ideologia, Análise do Discurso

Resumo

É sabido que toda a criança independente de suas condições de vida tem direito a permanência na escolarização. Entretanto, o fracasso escolar ainda é um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro. Diante disso, este estudo trata das evidências semânticas sobre fracasso escolar, em perspectiva discursiva. A partir da crítica ao modo pelo qual são atribuídas características que tornam patológico o fenômeno, em parte essas evidências são resultantes de causas supostamente individuais. O referencial teórico-metodológico tomado para realizar este estudo foi a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a partir do qual analisamos falas de professoras em que enunciados dominantes sustentam as evidências ideológicas da culpabilidade familiar, a “falta” de conscientização individual, veiculadas por meio de genéricos discursivos e pelo discurso médico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilda Rocha Santos, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia.

Anderson Carvalho Pereira, UESB

Doutor em Psicologia pela USP com estágio na Universidade de Paris 13. Professor Adjunto da UESB. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

SANTOS, Ivanilda Rocha; PEREIRA, Anderson Carvalho. REVISITANDO A PROBLEMÁTICA DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR NAS FALAS DE PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 810–830, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p810-830. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4965. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos