REVISITANDO A PROBLEMÃTICA DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR NAS FALAS DE PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p810-830Palavras-chave:
Fracasso escolar, Exclusão social, ideologia, Análise do DiscursoResumo
É sabido que toda a criança independente de suas condições de vida tem direito a permanência na escolarização. Entretanto, o fracasso escolar ainda é um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro. Diante disso, este estudo trata das evidências semânticas sobre fracasso escolar, em perspectiva discursiva. A partir da crítica ao modo pelo qual são atribuídas características que tornam patológico o fenômeno, em parte essas evidências são resultantes de causas supostamente individuais. O referencial teórico-metodológico tomado para realizar este estudo foi a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a partir do qual analisamos falas de professoras em que enunciados dominantes sustentam as evidências ideológicas da culpabilidade familiar, a “falta” de conscientização individual, veiculadas por meio de genéricos discursivos e pelo discurso médico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.