POR QUE IR À ESCOLA? DA (RE)PRODUÇÃO DE SENTIDOS À ESPERA PELA “VIDA REAL”
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p663-679Palavras-chave:
Experiência escolar, Sentidos da escola, Cotidiano escolar.Resumo
Este texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa que investigou as percepções dos estudantes sobre a experiência escolar. Constitui-se, pois, em tentativas de apreender como esses estudantes sentem e interpretam a instituição de socialização que participa de seus percursos, visa também contribuir na revisão das práticas reprodutoras do distanciamento entre o desejado e o vivido. O estudo priorizou a escuta e a observação da pluralidade de pontos culturais de referência que coexistem na escola através de metodologia de pesquisa que envolveu registros etnográficos, aplicação de questionários e realização de entrevistas com estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental de uma escola pública. As reflexões e conclusões se fizeram por meio de interlocução com referenciais teóricos de Norbert Elias e de Michel de Certeau. Os resultados comunicam uma reprodução das expectativas preestabelecidas sobre “por que ir à escola?”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.