POR QUE IR À ESCOLA? DA (RE)PRODUÇÃO DE SENTIDOS À ESPERA PELA “VIDA REAL”

Autores

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul-RS-Brasil University of London-UK
  • Samanta Cristina Wessel Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p663-679

Palavras-chave:

Experiência escolar, Sentidos da escola, Cotidiano escolar.

Resumo

Este texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa que investigou as percepções dos estudantes sobre a experiência escolar. Constitui-se, pois, em tentativas de apreender como esses estudantes sentem e interpretam a instituição de socialização que participa de seus percursos, visa também contribuir na revisão das práticas reprodutoras do distanciamento entre o desejado e o vivido. O estudo priorizou a escuta e a observação da pluralidade de pontos culturais de referência que coexistem na escola através de metodologia de pesquisa que envolveu registros etnográficos, aplicação de questionários e realização de entrevistas com estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental de uma escola pública. As reflexões e conclusões se fizeram por meio de interlocução com referenciais teóricos de Norbert Elias e de Michel de Certeau. Os resultados comunicam uma reprodução das expectativas preestabelecidas sobre “por que ir à escola?”.

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Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul-RS-Brasil University of London-UK

Nilda Stecanela é bolsista CAPES em estágio Pós-Doutoral no Institute of Education/University of London/UK onde tem vínculo como Honorary Research Associate. É doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil, Especialista em gestão do Ensino na Educação Básica e licenciada em Ciências Exatas pela Universidade de Caxias do Sul, licenciada e Biologia pela Universidade de Caxias do Sul. Compõe o corpo docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Atuou como professora na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Coordena o Observatório de Educação e o Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião no Polo Rio Grande do Sul. É coeditora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação. 

Samanta Cristina Wessel, Universidade de Caxias do Sul

Samanta Cristina Wessel é Bacharel em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) membro do corpo discente do Observatório de Educação da mesma instituição. Atua nas áreas da Psicologia Escolar e Psicologia Social. Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e desenvolveu estudos ancorados nas linhas de pesquisa Infâncias, Juventudes e processos educativos, além de História da Educação.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

STECANELA, Nilda; WESSEL, Samanta Cristina. POR QUE IR À ESCOLA? DA (RE)PRODUÇÃO DE SENTIDOS À ESPERA PELA “VIDA REAL”. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 663–679, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p663-679. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4955. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos