O TRABALHO DOCENTE: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO DE INTERAÇÕES HUMANAS

Autores

  • Camila Cravo Matos Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Leopoldina PUC-Rio, Doutorado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p656-660

Palavras-chave:

Trabalho docente, Sociologia do trabalho docente

Resumo

O livro O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, busca verificar o cerne do processo de escolarização analisando o trabalho dos indivíduos que efetivam essa atividade: os professores, os alunos e os outros contingentes humanos da ambiência escolar. Os autores buscam abrir campo para uma pesquisa acerca do trabalho docente situada entre as mais variadas teorias do saber, influenciam-se das pesquisas em sociologia do trabalho e das organizações, ciências da educação, ergonomia, teorias da ação e ciências cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Cravo Matos, Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Leopoldina PUC-Rio, Doutorado em Educação.

Cursando doutorado em Ciências Humanas - Educação, na área de concentração: Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira: Literatura Infantojuvenil pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Especialista em Psicopedagogia Institucional, graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS: Unidade UBÁ (2009-2013), trabalhando com as disciplinas da Edu. nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química, Coordenando o PIBID- Química (2012-2013) ; Unidade LEOPOLDINA, curso de Licenciatura em Pedagogia, atuando nas disciplinas: Literatura Infantojuvenil e Estágio Supervisionado I, II, III e IV. Coordenadora de Estágio Supervisionado. Professora Coordenadora do "PIBID PEDAGOGIA" da unidade acadêmica de Leopoldina, recebendo fomento da Capes, atuando diretamente nas discussões, debates e formação dos graduandos, para efetiva promoção da docência. Integrante do grupo de pesquisa: "Processos transculturais na literatura brasileira", produzindo trabalhos em Literatura infantojuvenil, Letramento e alfabetização e Leitura de mundo. Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos da Natureza e Tecnologias Ambientais- Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4924994532007660. Grupo de Pesquisa: Do texto ao contexto:ensino, política e imprensa- Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9317104396429756

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

MATOS, Camila Cravo. O TRABALHO DOCENTE: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO DE INTERAÇÕES HUMANAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 656–660, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p656-660. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4935. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas