ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p396-421Palavras-chave:
Instrução Primária, Província do Pará, Século XIX.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a organização da instrução pública primária na província do Pará no período de 1851 a 1861. Para atingir tal propósito, metodologicamente nos apoiamos no tipo de pesquisa documental e bibliográfica, que inclui relatórios dos diretores da instrução pública, relatórios dos presidentes da província do Pará, legislação educacional e o jornal “Diário do Gram-Pará”. Essas fontes foram pesquisadas na Biblioteca Pública do Pará Arthur Viana, no Arquivo Público do Estado do Pará, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Biblioteca Nacional. Para compreendermos a organização da instrução primária na província do Pará no período de 1851 a 1861, epistemologicamente fundamentamo-nos na “história cultural”. Durante este estudo abordamos as seguintes temáticas, a saber: as condições da instrução primária pública na província do Pará, cadeiras públicas e suas frequências, regime das escolas primárias e Inspeção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.