ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861)

Autores

  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá
  • Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel França Universidade do Estado do Pará-UEPA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p396-421

Palavras-chave:

Instrução Primária, Província do Pará, Século XIX.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a organização da instrução pública primária na província do Pará no período de 1851 a 1861. Para atingir tal propósito, metodologicamente nos apoiamos no tipo de pesquisa documental e bibliográfica, que inclui relatórios dos diretores da instrução pública, relatórios dos presidentes da província do Pará, legislação educacional e o jornal “Diário do Gram-Pará”. Essas fontes foram pesquisadas na Biblioteca Pública do Pará Arthur Viana, no Arquivo Público do Estado do Pará, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Biblioteca Nacional. Para compreendermos a organização da instrução primária na província do Pará no período de 1851 a 1861, epistemologicamente fundamentamo-nos na “história cultural”. Durante este estudo abordamos as seguintes temáticas, a saber: as condições da instrução primária pública na província do Pará, cadeiras públicas e suas frequências, regime das escolas primárias e Inspeção.

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Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá

Professor de História da Educação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá-UEAP. Doutorando em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA/Puc-Rio), Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação na Amazônia-GHEDA e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense-GEPEA.

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel França, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA),  Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação na  Amazônia (GHEDA).

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Publicado

2016-09-03

Como Citar

NERY, Vitor Sousa Cunha; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel. ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 396–421, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p396-421. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4933. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos