ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861)

Autores

  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá
  • Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel França Universidade do Estado do Pará-UEPA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p396-421

Palavras-chave:

Instrução Primária, Província do Pará, Século XIX.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a organização da instrução pública primária na província do Pará no período de 1851 a 1861. Para atingir tal propósito, metodologicamente nos apoiamos no tipo de pesquisa documental e bibliográfica, que inclui relatórios dos diretores da instrução pública, relatórios dos presidentes da província do Pará, legislação educacional e o jornal “Diário do Gram-Pará”. Essas fontes foram pesquisadas na Biblioteca Pública do Pará Arthur Viana, no Arquivo Público do Estado do Pará, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Biblioteca Nacional. Para compreendermos a organização da instrução primária na província do Pará no período de 1851 a 1861, epistemologicamente fundamentamo-nos na “história cultural”. Durante este estudo abordamos as seguintes temáticas, a saber: as condições da instrução primária pública na província do Pará, cadeiras públicas e suas frequências, regime das escolas primárias e Inspeção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá

Professor de História da Educação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá-UEAP. Doutorando em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA/Puc-Rio), Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação na Amazônia-GHEDA e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense-GEPEA.

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel França, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA),  Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação na  Amazônia (GHEDA).

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

NERY, Vitor Sousa Cunha; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avel. ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ (1851-1861). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 396–421, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p396-421. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4933. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos