POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE SOBRE O AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p374-395Palavras-chave:
autismo, educação especial, políticas públicas, educação inclusiva.Resumo
O campo da Educação Especial tem sofrido diversas modificações em relação à definição dos sujeitos a quem essa modalidade se destina. Este artigo visa analisar como o autismo foi sendo, ao longo do tempo, nomeado e concebido nesse campo em políticas públicas nacionais e documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Brasil. A metodologia de investigação utilizada é a pesquisa documental, tomando como materialidade de análise documentos publicados de 1994 a 2015. A análise evidenciou constantes alterações nas formas de nomeação, abordagem do autismo de forma pouco clara e discurso médico psiquiátrico sendo tomado como referência em documentos mais recentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.