POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE SOBRE O AUTISMO

Autores

  • Taís Guareschi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marcia Doralina Alves Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p374-395

Palavras-chave:

autismo, educação especial, políticas públicas, educação inclusiva.

Resumo

O campo da Educação Especial tem sofrido diversas modificações em relação à definição dos sujeitos a quem essa modalidade se destina. Este artigo visa analisar como o autismo foi sendo, ao longo do tempo, nomeado e concebido nesse campo em políticas públicas nacionais e documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Brasil. A metodologia de investigação utilizada é a pesquisa documental, tomando como materialidade de análise documentos publicados de 1994 a 2015. A análise evidenciou constantes alterações nas formas de nomeação, abordagem do autismo de forma pouco clara e discurso médico psiquiátrico sendo tomado como referência em documentos mais recentes.

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Biografia do Autor

Taís Guareschi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão - GEPE, coordenado pela Professora Doutora Maria Inês Naujorks. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Marcia Doralina Alves, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão - GEPE da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, coordenado pela Professora Doutora Maria Inês Naujorks.

Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Professora do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Docente credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UFSM, vinculada à Linha de Pesquisa Educação Especial. Coordenadora do GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão.

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Publicado

2016-09-03

Como Citar

GUARESCHI, Taís; ALVES, Marcia Doralina; NAUJORKS, Maria Inês. POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE SOBRE O AUTISMO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 374–395, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p374-395. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4903. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos