DA COMUNICAÇÃO POPULAR À EDUCOMUNICAÇÃO: REFLEXÕES NO CAMPO DA “EDUCAÇÃO COMO CULTURA”

Autores

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
  • Blueth Sabrina Lobo Uchôa Talarico Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p422-443

Palavras-chave:

educação como cultura, educação popular, educomunicação, interdisciplinaridade

Resumo

Partindo de uma abordagem da educação como cultura, o artigo objetiva apresentar o campo da Educomunicação considerando seus fundamentos éticos e políticos na América Latina, bem como as nuanças de sua identidade interdisciplinar. Trata-se de um estudo realizado em abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental. O texto divide-se em três momentos. Inicialmente contextualiza a Comunicação Popular latino-americana e identifica suas bases na Pedagogia Freireana, depois descreve o processo de surgimento da Educomunicação, para, ao final, refletir sobre a interdisciplinaridade que tão bem a caracteriza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Antropóloga, doutora em Sociologia pela UNESP de Araraquara com Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo PACC-UFRJ. Professora na Universidade de Uberaba, atuante no Programa de Pós-graduação em Educação, e nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Blueth Sabrina Lobo Uchôa Talarico, Universidade de Uberaba

Publicitária, mestre em Educação pela UNIUBE e especialista em Marketing e Estratégias de Mercado pela FCETM.  É  professora na Universidade de Uberaba, atuante nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

MÁRQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchôa. DA COMUNICAÇÃO POPULAR À EDUCOMUNICAÇÃO: REFLEXÕES NO CAMPO DA “EDUCAÇÃO COMO CULTURA”. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 422–443, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p422-443. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4897. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos