ENTRE EU E O OUTRO: IDENTIFICAÇÕES E RESISTÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p492-508Palavras-chave:
Modos de identificação. Profissão docente. ResistênciaResumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo compreender os modos de identificação do(a) professor(a) junto à profissão docente. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos postulados da Análise de Discurso, nos estudos foucaultianos e nos estudos culturais, considerando: o discurso de natureza tridimensional - linguagem, história e ideologia na perspectiva discursiva; modos de identificação como resultados dos processos de objetivação e de subjetivação e identidade na perspectiva cultural. O corpus consiste em excertos de entrevistas de três professoras. Os resultados indicam modos de identificação do(a) professor(a) com a profissão docente, principalmente, pelo aspecto negativo e por meio de resistência, na medida em que o(a) professor(a) dribla as adversidades, resiste e permanece na profissão docente.
Palavras- chave: Modos de identificação. Profissão docente. Resistência
ABSTRACT: This paper has the aim of understanding the modes of identification of the teacher in relation to his/her profession. The methodological framework consists of the Discourse Analysis, foucaultian studies and cultural studies considering: the discourse in a tridimensional nature - language, history and ideology in the discursive perspective; modes of identification as results of the process of objectivation and subjectivation, and identity in cultural perspective. The corpus consists in excerpts of interviews of three teachers. The results of the analysis indicate that the modes of identification of the teacher in relation to his/her profession has been, mainly, by the negative aspects and resistance, in the way the teacher overcomes the adversities, he/she resists and stays in the teacher profession.
Keywords: Modes of identification. Teacher profession. Resistance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.