ENTRE EU E O OUTRO: IDENTIFICAÇÕES E RESISTÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A)

Autores

  • Josciene de Jesus Lima UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
  • Márcia Aparecida Amador Mascia UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p492-508

Palavras-chave:

Modos de identificação. Profissão docente. Resistência

Resumo

 

RESUMO: Este artigo tem por objetivo compreender os modos de identificação do(a) professor(a) junto à profissão docente. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos postulados da Análise de Discurso, nos estudos foucaultianos e nos estudos culturais, considerando: o discurso de natureza tridimensional - linguagem, história e ideologia na perspectiva discursiva; modos de identificação como resultados dos processos de objetivação e de subjetivação e identidade na perspectiva cultural. O corpus consiste em excertos de entrevistas de três professoras. Os resultados indicam modos de identificação do(a) professor(a) com a profissão docente, principalmente, pelo aspecto negativo e por meio de  resistência,  na medida em que o(a) professor(a) dribla as adversidades, resiste e permanece na profissão docente.

 Palavras- chave: Modos de identificação. Profissão docente. Resistência

 

ABSTRACT: This paper has the aim of understanding the modes of identification of the teacher in relation to his/her profession. The methodological framework consists of the Discourse Analysis, foucaultian studies and cultural studies considering: the discourse in a tridimensional nature - language, history and ideology in the discursive perspective; modes of identification as results of the process of objectivation and subjectivation, and identity in cultural perspective. The corpus consists in excerpts of interviews of three teachers. The results of the analysis indicate that the modes of identification of the teacher in relation to his/her profession has been, mainly, by the negative aspects and resistance, in the way the teacher overcomes the adversities, he/she resists and stays in the teacher profession.

 Keywords: Modes of identification. Teacher profession. Resistance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josciene de Jesus Lima, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2008). Experiência em tutoria (Faculdade do Sudoeste de Minas e PROFORMAÇÃO/ MEC). Experiência em ensino na educação Básica (Fundamental e Médio). Atuação no cargo de Coordenadora Estadual de Educação. Atualmente é professora titular no Colégio Estadual Dulce Almeida. Doutora em educação pela Universidade São Francisco e doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal/2014, com apoio da CAPES.

Márcia Aparecida Amador Mascia, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado sanduíche - University of Wisconsin - Madison (1998). Realizou estágio de Pós- doutorado pela University of Wisconsin-Madison, no departamento de Curriculum and Instruction, com bolsa da FAPESP. É professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, atuando na linha de pesquisa Praticas Discursivas, Processos Sociais e Educativos, da Universidade São Francisco - Itatiba . Participa de grupos de pesquisas interinstitucionais, com a USP, UNICAMP, UFSCar, UFU, UFMG, dentre outras. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada - Linguagem e Discurso -, atuando principalmente nas seguintes linhas: análise das práticas discursivas educacionais, desconstrução, pós-modernidade, psicanálise, ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira, línguas orais e línguas espaço-visuais), educação de jovens e adultos, produção de identidades e subjetividades no mundo contemporâneo, letramento digital, letramento para surdos e leitura. Participa ativamente de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, nas áreas acima, com apresentações e publicações. É autora do livro "Investigações Discursivas na Pós-Modernidade", pela Ed. Mercado de Letras, com apoio da Fapesp e, também, de vários capítulos de livros, em âmbito nacional e internacional. Foi editora da Revista Horizontes-USF e editora convidada para o número especial da Revista Zetetiké-UNICAMP. Faz parte do corpo editorial da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada IEL - UNICAMP. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Foucaultianos e Educação", certificado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

LIMA, Josciene de Jesus; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. ENTRE EU E O OUTRO: IDENTIFICAÇÕES E RESISTÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 492–508, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p492-508. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4896. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos