OBSERVANDO A GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA TURMA DE 9º ANO

Autores

  • Fábio Luiz da Silva Unopar
  • Fabiane Tais Muzardo Unopar
  • Ednilson Moisés de Lima Unopar

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p795-809

Palavras-chave:

Ensino. Gestão da sala de aula. Indisciplina.

Resumo

O problema da indisciplina em sala de aula é um dos maiores obstáculos para um ensino de qualidade. Esse artigo descreve resultados preliminares da pesquisa “Gestão da sala de aula na educação básica: estratégias docentes para viabilizar o ensino” e procura verificar a relação entre gestão em sala de aula e ensino. Acredita-se que a compreensão dessa dimensão do trabalho pedagógico pode melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada em duas fases, uma de observação em sala de aula e outra de aplicação de um instrumento de pesquisa. Foram investigadas aulas de três disciplinas em uma turma de 9º ano em uma cidade do interior de Minas Gerais. Os resultados apontam para a importância de práticas de gestão de sala de aula na condução das estratégias de ensino, bem como indicam a consciência dos alunos a respeito dessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz da Silva, Unopar

Doutor em História, professor do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar e professor do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina.

Fabiane Tais Muzardo, Unopar

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora de História Moderna da Unopar.

Ednilson Moisés de Lima, Unopar

Graduando em História da Unopar. Aluno de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

DA SILVA, Fábio Luiz; MUZARDO, Fabiane Tais; DE LIMA, Ednilson Moisés. OBSERVANDO A GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA TURMA DE 9º ANO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 795–809, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p795-809. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4890. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos