OBSERVANDO A GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA TURMA DE 9º ANO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p795-809Palavras-chave:
Ensino. Gestão da sala de aula. Indisciplina.Resumo
O problema da indisciplina em sala de aula é um dos maiores obstáculos para um ensino de qualidade. Esse artigo descreve resultados preliminares da pesquisa “Gestão da sala de aula na educação básica: estratégias docentes para viabilizar o ensino” e procura verificar a relação entre gestão em sala de aula e ensino. Acredita-se que a compreensão dessa dimensão do trabalho pedagógico pode melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada em duas fases, uma de observação em sala de aula e outra de aplicação de um instrumento de pesquisa. Foram investigadas aulas de três disciplinas em uma turma de 9º ano em uma cidade do interior de Minas Gerais. Os resultados apontam para a importância de práticas de gestão de sala de aula na condução das estratégias de ensino, bem como indicam a consciência dos alunos a respeito dessas práticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.