FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA

Autores

  • Raquel Roberta Bertoldo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p293-318

Palavras-chave:

Apropriação Participatória. Ensino Médio. Mostras Científicas.

Resumo

As Feiras de Ciências estão retornando ao espaço escolar e, em alguns casos, recebem incentivos externos para a sua continuidade. Procuramos verificar como e com que frequência essas feiras acontecem nas escolas de ensino médio da cidade de Toledo-PR. Realizamos entrevistas semiestruturadas com representantes das escolas e grupo focal com estudantes participantes das feiras. A partir da análise dos dados verifica-se que apenas 3 escolas, em um total de 14, realizam esse tipo de atividade. Quanto às escolas que fazem feiras de ciências, os estudantes afirmam gostar das feiras e a realizam em grupo, sendo que a participação garante nota parcial do bimestre. Os benefícios oriundos dessa atividade são amplos, mas salientamos que alguns cuidados devem ser tomados para melhores resultados.

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Biografia do Autor

Raquel Roberta Bertoldo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Química. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Professora colaboradora do curso de Química-Licenciatura da Unioeste. 

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora-adjunta do curso de Química Licenciatura, Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

BERTOLDO, Raquel Roberta; CUNHA, Marcia Borin da. FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 293–318, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p293-318. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4865. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos