O USO DO YOUTUBE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
Palavras-chave:
Ensino de História, Memória, Redes Sociais, YoutubeResumo
Visamos discutir até que ponto os vídeos que estão sendo disponibilizados no Youtube por cidadãos comuns (vídeos amadores) e até de natureza institucional, podem contribuir com o processo de ensino/aprendizagem da disciplina história. O artigo foi dividido em três momentos. O primeiro trata sobre a presença da tecnologia na prática do Ensino de História. No segundo momento, explicamos o que é esta ferramenta denominada de Youtube, qual é a sua natureza, quando surgiu, como funciona e como e por quem ela esta sendo utilizada. Em seguida, faremos uma reflexão das possíveis contribuições que podem ser estabelecidas com a utilização de recursos tecnológicos nos vários níveis do Ensino de História. Por último, trataremos sobre os tipos de vídeo que podem ser utilizados em sala de aula, a fim de que eles dialoguem com os conteúdos e enriqueçam ainda mais o ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.