O USO DO YOUTUBE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

Autores

  • Luana Maria Cavalcanti Bispo Universidade Federal da Paraíba
  • Kelly Cristiane Barros Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória, Redes Sociais, Youtube

Resumo

Visamos discutir até que ponto os vídeos que estão sendo disponibilizados no Youtube por cidadãos comuns (vídeos amadores) e até de natureza institucional, podem contribuir com o processo de ensino/aprendizagem da disciplina história. O artigo foi dividido em três momentos. O primeiro trata sobre a presença da tecnologia na prática do Ensino de História. No segundo momento, explicamos o que é esta ferramenta denominada de Youtube, qual é a sua natureza, quando surgiu, como funciona e como e por quem ela esta sendo utilizada. Em seguida, faremos uma reflexão das possíveis contribuições que podem ser estabelecidas com a utilização de recursos tecnológicos nos vários níveis do Ensino de História. Por último, trataremos sobre os tipos de vídeo que podem ser utilizados em sala de aula, a fim de que eles dialoguem com os conteúdos e enriqueçam ainda mais o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Maria Cavalcanti Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em História pela UFPB. Especialização em Turismo de Base Local - UFPB. Mestrado em História pela UFPB. Trabalha com os temas Ensino de HIstória, Educação Patrimonial, História Local, Turismo de Base Local, Memória, Patrimônio.

Kelly Cristiane Barros, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em História pela UFPB. Mestre em Ciência da Informação - UFPB.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

BISPO, Luana Maria Cavalcanti; BARROS, Kelly Cristiane. O USO DO YOUTUBE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 856–877, 2016. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4864. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos