REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NOS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE UMA CASA FAMILIAR RURAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p468-491Palavras-chave:
Casa Familiar Rural. Desenvolvimento. Rede social.Resumo
A Pedagogia da Alternância (PA) trata-se de um modelo de ensino adotado pelas Casas Familiares Rurais no Brasil (CFR), cuja finalidade é desenvolver o protagonismo do jovem agricultor e seu meio. As redes sociais são sistemas de elos e relações que evidenciam a estrutural social. Quanto mais fortalecida for essa rede, maior será a probabilidade do desenvolvimento daquele determinado grupo. Este trabalho tem por objetivo verificar como se organiza a rede social de uma Casa Familiar Rural localizada no Sudoeste do Paraná. Essa pesquisa se caracteriza como de caráter documental. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre PA, capital social e redes sociais. Em seguida, foram analisados os relatórios de gestão da CFR dos anos de 2011, 2012 e 2013. Os resultados obtidos apontam a inexistência de uma rede social nas relações sociais, políticas e institucionais da CFR e que isso implica na dificuldade em atingir os objetivos da PA.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.