REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NOS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE UMA CASA FAMILIAR RURAL DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Nayara Massucatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.
  • Antonio Cavalcante de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p468-491

Palavras-chave:

Casa Familiar Rural. Desenvolvimento. Rede social.

Resumo

A Pedagogia da Alternância (PA) trata-se de um modelo de ensino adotado pelas Casas Familiares Rurais no Brasil (CFR), cuja finalidade é desenvolver o protagonismo do jovem agricultor e seu meio. As redes sociais são sistemas de elos e relações que evidenciam a estrutural social. Quanto mais fortalecida for essa rede, maior será a probabilidade do desenvolvimento daquele determinado grupo. Este trabalho tem por objetivo verificar como se organiza a rede social de uma Casa Familiar Rural localizada no Sudoeste do Paraná. Essa pesquisa se caracteriza como de caráter documental. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura sobre PA, capital social e redes sociais. Em seguida, foram analisados os relatórios de gestão da CFR dos anos de 2011, 2012 e 2013. Os resultados obtidos apontam a inexistência de uma rede social nas relações sociais, políticas e institucionais da CFR e que isso implica na dificuldade em atingir os objetivos da PA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Massucatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Graduada em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela UTFPR, Campus Pato Branco, e mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição, na linha de pesquisa: educação e desenvolvimento, subárea: Pedagogia da Alternância. Participa do Projeto de Pesquisa "Referenciais Teóricos e Metodológicos da Educação do Campo: a Pedagogia da Alternância" e do Projeto de Extensão "A prática pedagógica interdisciplinar dos Centros De Formação Por Alternância (CEFFAS) da região sudoeste do paraná: contribuições da UTFPR campus Pato Branco".

Obra:

ANTUNES, L. C.; MASSUCATTO, N; BERNARTT, M. L. Educação do Campo: a leitura no contexto da Pedagogia da Alternância. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1963-1966, 2014.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

É Doutor em Tecnologia pela UTFPR, Campus Curitiba, e Mestre em Informática pela UFPR. Possui especializações em Metodologia do Ensino Tecnológico e Informática Educativa ambas cursadas na UTFPR, Campus Curitiba. Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992). Desde 1994 é concursado como professor efetivo da UTFPR, Campus Pato Branco. É professor do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco.Principais obras:

MARINI, M. J.; SILVA, C.L. da; SANTOYO, A. H. Industrial agglomerations: a local governance case study of the APL Clothing from Southwestern Paraná. Espacios (Caracas), v. 35, p. 11-26, 2014.

MARINI, M; et al. Avaliação da contribuição de Arranjos Produtivos Locais para o desenvolvimento local. Biblio 3w (Barcelona), v. XVII, p. 1-24, 2012.

Antonio Cavalcante de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Possui Pós-Doutorado na Área de Antropologia e subárea de Etnologia Indígena, sendo Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco.Principais obras:

ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. A sociologia de Pierre Bourdieu: a contribuição dos conceitos de capital cultural e habitus no modus vivendi e no modus operandi das instituições e do ator social na modernidade. In: Novas perpectivas na defesa da dignidade humana: Aspectos éticos, jurídicos e filosóficos..1 ed. Franscisco Beltrão : Grafisul, 2010, v.1, p. 1-342.

ALMEIDA, A. C. de. Organização Kaigang: o caso das lideranças tradicionais e políticas no Paraná. Ciências Sociais em Perspectiva v.13, p.1 - 23, 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

MASSUCATTO, Nayara; MARINI, Marcos Junior; CAVALCANTE DE ALMEIDA, Antonio. REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA NOS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE UMA CASA FAMILIAR RURAL DO SUDOESTE DO PARANÁ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 468–491, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p468-491. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4862. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos